Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Inaugurado em Muriaé o Núcleo de Atendimento à Inclusão social
22/07/2021 10:56 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Mais um passo para a inclusão social foi adotado pela prefeitura de Muriaé neste mês de julho. Além de contratar profissionais intérpretes de Libras para a Secretaria Municipal de Educação, agora foi a vez da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social inaugurar um núcleo para trabalhar com o cognitivo de pessoas com deficiência (PCD).

Com a presença do vice-prefeito Dr. Marcos Guarino e as secretárias de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral, e Educação, Maria Amélia Xaia, foi inaugurado o Núcleo de Atendimento e Inclusão Social para contribuir no desenvolvimento de atividades com crianças de zero a seis anos de idade que apresentam indícios ou já receberam diagnóstico de deficiência, transtornos e síndromes para fortalecer vínculos e, sobretudo prevenir ocorrência de situações de exclusão social e risco. 

Segundo Eveline Amaral, o “NAIS propõe o atendimento pautado na experiência lúdica, no brincar e nas expressões artísticas, estimulação precoce buscando garantir a interação e a proteção social”. 

Chamado de NAIS, o núcleo objetiva fortalecer a função protetiva das famílias prevenindo a ruptura de vínculos por conta das dificuldades encontradas devido à falta de conhecimento sobre as deficiências. 

A Missão do Núcleo de Atendimento à Inclusão é contribuir para inclusão e o convívio com a diversidade através de Atendimento Especializado promovendo um novo olhar da família e comunidade sobre a deficiência. Diversificar o atendimento e atuar de forma mais intensiva na prevenção e intervenção precoce, bem como, na busca pela inclusão e preservação de direitos das crianças. 

As crianças a serem atendidas pelo NAIS serão encaminhadas através do programa “Criança Feliz”; assim como pelos CRAS, CREAS e Casa Lar de Muriaé. 

Maria Amélia Xaia, secretária de Educação, explicou que alunos também poderão ser enviados pelas orientadoras da Educação Infantil e Coordenação do AEE; além da Secretaria Municipal de Saúde e da AMA (Associação Muriaé dos Autistas).

COMENTÁRIOS