Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
110 anos do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais
03/09/2021 10:20 em Notícias da Zona da Mata

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais completa 110 anos neste 3 de setembro. Orgulho dos mineiros, a corporação é símbolo de superação e entrega. Uma história que começou quando em 1911, alguns mineiros foram treinar com a corporação do Rio de Janeiro.

Desde então, os bombeiros militares estiveram presentes em momentos fundamentais da história do Estado de Minas Gerais.

Para comemorar a data, um culto ecumênico foi realizado com a presença de autoridades civis e militares, dentre elas o prefeito José Braz, o vice, Dr. Marcos Guarino e os secretários de Governo, Paulo Sérgio Amaral, e de Obras Públicas e Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Kneip.

O 2º Pelotão de Bombeiros Militar é uma fração pertencente ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar e, possui sob sua responsabilidade 17 municípios circunvizinhos a cidade de Muriaé.

O Pelotão em Muriaé possui uma moderna estrutura, que oferece conforto aos militares e praticidade em suas instalações físicas, mobiliários, material de escritório, recurso multimídia, entre outras questões logísticas. Na sede do 2º Pelotão de Bombeiros também hoje está em funcionamento a base do SAMU e a Defesa Civil Municipal.

O prefeito José Braz agradeceu a presença dos bombeiros na cidade e lembrou, em rápidas palavras, quando decidiu investir para instalar a unidade na cidade, ajudando a salvar vidas e ser o “Amigo certo, nas horas incertas”.

O comandante da unidade, ten/BBM Dornelas agradeceu a presença de todos os convidados e ofereceu, em nome da corporação, um café da manhã em homenagem aos 110 anos dos bombeiros em Minas Gerais.

A iniciativa do culto foi promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular (Barra) representada pelo reverendo Wilson Reis e pela Igreja Batista da Barra, representada pelo pastor Àkila, que agradeceram os militares do Pelotão de Muriaé pelo importante trabalho prestado em nossa cidade e região.

 

História no Município

 

Foi em 17 de fevereiro de 2.006, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou o então oitavo Pelotão de Bombeiros Militar em Muriaé, hoje denominado O Pelotão teve sua construção iniciada em 8 de março de 2005, localizada no bairro da Gávea, um ponto estratégico da cidade que facilita o acesso aos demais bairros e o rápido deslocamento para as rodovias que cortam o município.

O prefeito à época da instalação da unidade era José Braz, em seu primeiro mandato e, o comandante dos bombeiros, em Minas, cel/BBM Honorato Ameno.

O pelotão conta hoje, com um efetivo de 36 militares e seis viaturas, sendo: uma de Combate a Incêndio, uma de Salvamento, uma de Resgate, duas de Vistoria e Prevenção e uma Moto. Também possui dois Barcos e equipamentos para atender ao município de Muriaé e região.

Ao Corpo de Bombeiros Militar cabe à coordenação e a execução das ações de defesa civil, a prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.

COMENTÁRIOS