Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Atletas uberlandenses da Paralimpíada de Tókio 2020, dirigentes e comissão técnica foram homenageados
15/09/2021 13:57 em Notícias Gerais

Eithel Lobianco Junior

Fotos: ALine Rezende

 

Por iniciativa do vereador Raphael Leles a  Câmara Municipal de Uberlândia realizou sessão especial durante a 9ª reunião ordinária de setembro realizada no dia 15 para prestar homenagens aos atletas paralímpicos, dirigentes e comissão técnica de Uberlândia que competiram na Paralímpiada do Japão/ Tókio 2020. A homenagem foi proposta pelo edil que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Doença Rara, vereadora Dandara (PT) presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, vereador Ivan Nunes (PP) presidente da Comissão de Esportes, Lazer e Paradesporto e vereador Fabão (Pros).

Raphael Leles ressaltou que as homenagens são frutos de um trabalho conjunto de todas as comissões envolvidas bem como de todos os seus membros no sentido de acolher, bem receber, apoiar e, o mais importante agradecer aos atletas e comissão técnica. Segundo Raphael Leles as conquistas são fontes de inspiração para todos nós mas que é preciso refletir sobre o que estamos fazendo ou não fazendo do jeito que poderíamos para criação de políticas públicas e privadas eficazes para apoio à inclusão das pessoas com deficiência. A vereadora Dandara afirmou que são mais de 700 mil corações orgulhosos e agradecidos em Uberlândia e lembrou que políticas públicas geram oportunidades e que os atletas locais também são beneficiados com o programa Bolsa Atleta  e, que com apoios e inclusão a cidade se tornou referência como cidade inclusiva, aberta, plural e democrática.

O chefe da Delegação Paralímpica Brasileira, o uberlandense Alberto Martins da Costa, agradeceu o apoio do Legislativo ao esporte e paradesporto, ao prefeito Odelmo Leão (PP) e ao presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, pelos apoios e oportunidades para práticas paradesportivas . Em nome do Comitê Paralímpico Brasileiro e em nome do Movimento Paralímpico Brasileiro, Alberto Costa agradeceu pelas oportunidades de inclusão, demonstração de capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência e o reconhecimento aos atletas pelo que foi feito  e pelo que podem fazer para a cidade se tornar um modelo para o esporte paralímpico e acessibilidade. O atleta Ruan Felipe Lima de Souza (natação) falou em nome dos atletas e agradeceu ao Praia Clube e à Prefeitura que através do complexo esportivo do Parque do Sabiá oferecem as condições para as práticas paradesportivas e treinamentos.

O presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP), conduziu a solenidade das entregas das homenagens aos atletas, comissão técnica e dirigentes  durante a sessão especial. Foram homenageados os atletas; Gabriel Bandeira (natação) – uma medalha de ouro, 2 de prata e uma de bronze; Gabriel Melone (natação) uma medalha de bronze; Gustavo Carneiro Silva (tênis em cadeira de rodas); João Pedro Brutos de Oliveira (natação); Laila Suzigan Abate (natação) uma medalha de bronze; Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima (halterofilismo); Mariana Gesteira Ribeiro (natação); Mateus Rodrigues Carvalho (bocha); Rejane Cândida da Silva (tiro com arco); Rodrigo Parreira da Silva (atletismo); Ruan Felipe Lima de Souza (natação) e Vanilton Antônio do Nascimento Filho (natação).

Da Comissão Técnica foram homenageados o chefe da Delegação Palímpica Brasileira, Alberto Martins da Costa e os membros: Alexandre Silva Vieira; Ariadenes de Souza Soares; Jovanna Morais Costa (calheiro/assistente esportivo); Lucas Oliveira Bastos; Oscar Carvalho (calheiro/assistente esportivo); Raphael Oliveira de Moraes; Sílvio Soares dos Santos (coordenador técnico); Vander Fagundes e, Weverton Lima dos Santos.  Os dirigentes homenageados foram: Edson César Zanatta (diretor geral da Futel – Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer – Parque do Sabiá); Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga (presidente do Praia Clube) e, Ângela Faria Teixeira (presidente do CDDU – Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia.

COMENTÁRIOS