Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rotary Club de Muriaé Norte e Secretaria Municipal de Saúde realizam dia D de vacinação
16/10/2021 18:57 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista e Imagem Pública do RC Muriaé-Norte

 

O dia "D" da campanha de multivacinação, que tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos aconteceu neste sábado em Muriaé em uma parceria entre o Rotary Club Muriaé-Norte e a Prefeitura de Muriaé através da secretaria municipal de Saúde.

Erradicar a Poliomielite no mundo é uma das principais iniciativas e mobilizações rotarianas no mundo e, Muriaé abraçou a causa com o objetivo de vacinar crianças abaixo dos 15 anos mantendo assim a carteirinha de vacinação atualizada.

O local escolhido pelos organizadores foi o ponto turístico do Cristo, quando rotarianos se reuniram para transformar o ato em um momento de confraternização com a sociedade. O saguão do Cristo, administrado por Silvano, foi o local escohido para abrigar a campanha neste Dia D de Multivacinação.

O prefeito José Braz, o vice Dr. Marcos Guarino (secretário municipal de Saúde), a diretora do Demsur, Maria da Consolação Tanus Pampolini, a coordenadora da vacinação Thays Jabour, assim como a presidente do RC de Muriaé Norte, Tóya Braz, acompanharam a vacinação ao lado dos rotarianos.

Estiveram ainda no Cristo, em Muriaé, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, César Augusto Bianchi Botaro, e de Políticas Institucionais, Sinval Ferreira.

Além do dia D de multivacinação os rotarianos nesta semana uma carreata que percorreu a cidade de Muriaé, abriu espaço na Rádio Muriaé para lembrar a importância da data e da vacinação das crianças na campanha “Elimine a Pólio Agora”.

Os companheiros do Rotary Club de Muriaé-Norte usaram suas redes sociais “o Facebook e Instagram” para publicar anúncios informativos e contou com o apoio incondicional do Distrito 4521.

A Campanha de Multivacinação começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. No entanto, o Dia “D” de mobilização nacional é previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e se fez necessária devido à baixa cobertura em todas as rotinas realizadas de forma gratuita pelo Serviço Único de Saúde (SMS).

Para realizar a atualização vacinal do público-alvo, o responsável deve levar a criança ou adolescente até uma das Unidades de Saúde da Prefeitura de Muriaé portando Cartão SUS do paciente, bem como a Carteira Nacional de Vacinação. É através dela que é possível atualizar.

Participaram desta mobilização os bonecos do programa de incentivo e cuidados com o meio ambiente do Demsur, o Zé Gotinha (personagem principal da campanha nacional) e Duddy, mascote do Fisk que abraçaram a causa. O Demsur ainda enviou o Pipinha para fornecer água potável aos visitantes e colaboradores que se desdobraram para o sucesso do evento.

 

 

 

COMENTÁRIOS