Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Torneio Curraleiro 2022 começou esta semana
16/07/2022 08:09 em Notícias da Zona da Mata
Começou a quinta edição do Torneio Leiteiro Curraleiro de Muriaé, a competição que já é tradição entre os produtores rurais do município durante os meses de inverno.
 
A primeira atividade deste ano aconteceu na última quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de julho, na propriedade do jovem produtor Vítor da Silveira, na comunidade de Bom Jardim do Pontão. Esta é a primeira vez que ele participa.
 
"O torneio é o fomento da produção. É a oportunidade dos produtores mostrarem seu trabalho, o desempenho genético dos animais, para vermos cada vez mais a pecuária leiteira da nossa região se desenvolver", explica o secretário municipal de Agricultura, Fernando Levati.
 
Em 2022, a competição terá um total de 13 participantes. Cada produtor se inscreve com uma vaca, que passa por três ordenhas em um período de 24 horas. As retiradas de leite são feitas pontualmente às 19h, 7h e novamente às 19h.
 
A pesagem de cada produção é feita na hora, sob acompanhamento de testemunhas e com registro de vídeo e fotos. Das três ordenhas, a mais pesada é descartada e não entra no somatório da pontuação.
 
Nesta primeira etapa, o produtor Vítor encerrou sua participação com 32,985 pontos. A vaca Patrícia, inscrita por ele, produziu 16,440kg de leite na primeira ordenha e 16,545kg na terceira. A segunda pesagem, de 17,145kg, foi desconsiderada.
 
Na próxima semana, os trabalhos acontecem também na quarta e quinta-feira na Fazenda da Pedra, propriedade do produtor Duti Goulart.
 
O Torneio Leiteiro Curraleiro é realizado pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e conta com apoio técnico da Emater-MG e patrocínio do Sicoob Credisudeste. A premiação se divide em duas categorias: uma exclusiva para produtores da agricultura familiar e outra destinada aos convidados. Cada participante pode concorrer com uma vaca e uma novilha.
COMENTÁRIOS