Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Procon orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Pais
12/08/2022 13:32 em Notícias da Zona da Mata

 

O PROCON de Muriaé dá orientações para a compra do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (14/08), ser mais segura.

É sempre importante que o consumidor faça uma pesquisa de preços em vários estabelecimentos, verifique as condições de pagamento para ver se vai conseguir honrar com o compromisso e buscar todas informações sobre o próprio produto ou serviço.

Mas cuidado! Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas como golpes, fraudes e mercadoria falsificada.

O consumidor deve sempre buscar informações sobre a empresa, sobre a política de atendimento ao cliente, se efetuam trocas e sob quais condições, para evitar alguns problemas após a compra. Assim como guardar todos os documentos referentes a compra como comprovante do pedido, nota fiscal, “print” de telas, etc.

COMPRAS NA INTERNET
Hoje cresceu muito a quantidade de consumidores que optam por comprar presentes em estabelecimentos virtuais e para estes casos algumas orientações devem ser observadas. O consumidor deve buscar sempre sites oficiais de fornecedores e nunca responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. Devem evitar também publicidades de redes sociais.

Existem ferramentas na internet, como o site do Reclame aqui, para o consumidor buscar informações sobre a loja online, se é de confiança, se cumpre o que promete ou se resolve os problemas dos consumidores.

PRAZO DE ARREPENDIMENTO NAS COMPRAS ONLINE
Em caso de compras pela internet ou fora do estabelecimento comercial, o Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de 7 dias para arrependimento da compra ou da contratação de serviço, contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato.

Após cancelamento, o consumidor pode solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o PROCON de Muriaé funciona de 07:30hs às 11:30hs e de 13:00hs às 17:00hs, e está à disposição da população.

Fonte: PMM

COMENTÁRIOS