Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Comitê Técnico Municipal de Políticas de Promoção da Equidade realiza primeira reunião de 2023
02/02/2023 15:07 em Notícias de Política

O Comitê Técnico Municipal de Políticas de Promoção da Equidade se reuniu nesta semana para tratar de uma estratégia e participação popular em decorrência de marcadores de raça, etnia, gênero e modo de vida. São identificados os três elementos estruturantes destas políticas: gestão participativa, transversalidade e sensibilização/qualificação profissional.

O encontro teve a presença da secretária de Direitos Humanos, Tatiane Viana Rangel, de profissionais da Saúde, Grupos Homoafetivos e da população negra que iniciaram o diálogo para transformar o trabalho do comitê em um grupo coeso e com resultados.

O encontro foi coordenado por Brenner Martiniano, referência técnica do Nasf-AB. “Precisamos avançar no combate às desigualdades, com redução significativa da população em situação de miséria por meio das políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem em condições de vulnerabilidades. Reduzir as desigualdades sociais é uma das prioridades do governo municipal”.

Uma das ações será o treinamento de profissionais da Saúde em suas Unidades Básicas e PSF’s para que auxiliem no papel de garantir acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção básica e a atenção especializada.

A secretária Tatiane Rangel explicou que o alinhamento e a acessibilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente na área de Saúde. “Muriaé precisa nortear suas ações à população LGBTQIA+, os negros, ribeirinhos e as comunidades da Zona Rural. Temos que melhorar o atendimento na Atenção Primária Básica”, explicou.

O objetivo do Comitê Técnico Municipal de Políticas de Promoção da Equidade é de diminuir as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos, e que resultam de determinantes sociais da saúde como os níveis de escolaridade e de renda, as condições de habitação, acesso à água e saneamento, à segurança alimentar e nutricional, a participação da política local, os conflitos interculturais e preconceitos com o racismo, as homofobias e o machismo, entre outros.

COMENTÁRIOS