Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sindicatos se planejam para a temporada de queimadas
16/05/2023 09:15 em Notícias Gerais

No fim de julho, se inicia o período de estiagem severa e o ar seco acelera a combustão, propiciando os incêndios florestais, que tiram vidas, atingem a biodiversidade e impactam a produção rural. A temporada de queimadas é longa, com ocorrências até outubro, tornando a prevenção fundamental para amenizar as perdas.

Com o intuito de fortalecer as comunidades rurais para o enfrentamento ao período, o Sistema Faemg Senar e o Corpo de Bombeiros planejam atuar de forma integrada desde a prevenção. Nesta quinta-feira (11/5), o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, e representantes de cerca de 30 Sindicatos de Produtores Rurais do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, participaram de uma web conferência com o Comandante do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte.

“Atento às necessidades dos produtores e familiares, o Sistema Faemg Senar desenvolve diversas parcerias, como essa com o Corpo de Bombeiros. Nossa ação conjunta visa preparar os produtores para a prevenção e combate aos incêndios. Nosso objetivo é encurtar o caminho entre os produtores e os bombeiros. Por isso, o que promovemos para nossos Agentes de Desenvolvimento Rural foi uma atualização dos serviços disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Sistema Faemg Senar, como os cursos e treinamentos nesta área”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho.

“O planejamento do Corpo de Bombeiros engloba prevenção, mitigação, resposta e até mesmo reconstrução. Precisamos agir desde já, ainda nesta fase de normalidade, que vai até o fim de julho. Vamos trabalhar em conjunto com o Sistema Faemg Senar e os Sindicatos de Produtores Rurais para preparar as comunidades para o enfrentamento aos incêndios, através das capacitações do Sistema Faemg Senar, além do trabalho permanente de conscientização da sociedade”, enfatiza o tenente-coronel Duarte.

Durante a reunião, os Agentes de Desenvolvimento Rural dos Sindicatos de Produtores Rurais ajudaram a elencar regiões tradicionalmente mais atingidas, onde as ações serão reforçadas pelos bombeiros. “No que se refere a prevenção, vamos atuar mais intensamente nas regiões levantadas. Já na fase de resposta, vamos estar com atenções voltadas para todas as regiões, inclusive com monitoramento via satélite dos focos de calor”, ressalta o comandante do 12º BBM.

O Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo, Marcos Elias, avaliou a conferência como valiosa. “Nós, que estamos no campo constantemente, convivemos muito de perto com as queimadas todos os anos e sabemos que muitas ocorrências podem ser evitadas com os procedimentos discutidos. Com certeza essa integração só irá beneficiar os produtores”.

Isidoro Nascimento, Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, ressalta que é necessário preparar os produtores para o período. “É preciso conscientizar, mas além disso, capacitar os produtores rurais para enfrentar a temporada de queimadas. Nesse sentido, a parceria com o Sistema Faemg Senar é essencial”.

COMENTÁRIOS