Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
CBA reforça cultura de segurança com Seminário Orientativo de Barragem na Zona da Mata Mineira
16/05/2023 09:45 em Notícias da Zona da Mata

Dando continuidade às iniciativas de segurança e prevenção no entorno de suas Unidades na Zona da Mata Mineira, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Seminário Orientativo de Barragem, em suas Unidades de Miraí e Itamarati de Minas. Os encontros, que aconteceram nos dias 4 e 11 de maio, respectivamente, reuniram moradores das Zonas de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Miraí, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Cataguases, Leopoldina e Muriaé, orientando sobre como agir de forma preventiva, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis Municipais e Estadual.

O Seminário é mais um exercício que permite a ampliação do conhecimento por parte da população das ZAS sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), sendo, inclusive, abordadas medidas que devem ser adotadas em uma eventual emergência. Em complemento ao Seminário, acontece o Simulado de Emergência de Barragem, que está previsto para o mês de agosto neste ano. Ambos os exercícios estão alinhados às práticas de segurança e gestão de barragens em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019).

O gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, conta que o Seminário deste ano foi inspirado nas perguntas dos moradores das ZAS, compiladas nos diversos momentos de interação ao longo do ano entre eles e a equipe CBA. “A frequência de encontros durante os trabalhos desenvolvidos, como atualizações cadastrais, testes mensais de sirene, treinamentos com as famílias e convites para os Seminários e Simulados, permite a troca constante de aprendizados entre os moradores e os empregados. O formato desta edição foi inovador e de grande interação dos moradores para com as Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, prefeituras e CBA, incluindo as empresas especializadas de consultoria e auditoria – HidroBR e H&P”, diz.

Christian reforça que a cultura de segurança de barragem é um valor para a CBA, estruturada em quatro pilares: conservação, disciplina, transparência e relacionamento. “Esses pilares foram facilmente percebidos durante a realização dos Seminários Orientativos. Momentos assim fortalecem ainda mais o nosso relacionamento positivo com a população da ZAS e o comprometimento com as entidades de segurança pública locais e com a cultura da prevenção em nossas operações”, destaca.

 

Barragem Miraí

A barragem de Miraí, construída em etapa única, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança. O rejeito contido nela é composto de água, argila, areia e bauxita. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento. A Companhia conta também com uma Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água que retorna para o Rio Preto atendendo aos parâmetros legais de lançamento e com qualidade superior do que a água do próprio rio. 

 

Barragem Itamarati de Minas

A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mantendo continuamente todos os controles e manutenção das suas estruturas e sistemas.  Atualmente, a CBA tem foco no desenvolvimento tecnológico para o reaproveitamento dos minerais armazenados, compostos, basicamente, por água, argila, areia e bauxita. 

 

Gestão de segurança de barragem

A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança de barragens (SIGBAR) que garante a integridade física de suas estruturas, contemplando rotinas de monitoramentos quinzenais, mensais e semestrais. As barragens também passam por auditorias externas periódicas, conduzidas por uma empresa independente especializada em geotecnia, e recebem fiscalizações de órgãos públicos responsáveis, possuindo todos os laudos técnicos exigidos por lei, que atestam a integridade e a segurança de suas estruturas.

COMENTÁRIOS