Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
62ª Fenamilho: retomada da feira e participação do Sistema Faemg Senar
31/05/2023 10:06 em Notícias Gerais

ELCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS

Diretoria do Sistema Faemg Senar e parceiros no estande da Fenamilho

O Sistema Faemg Senar teve importante participar durante a 62ª edição da Fenamilho. O evento voltou a ser realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, em 2023, após uma paralisação de três anos. Entre as novidades deste ano, a Fenamilho Agro foi um dos destaques, por levar conhecimento técnico e gerar oportunidades aos produtores. 

Mais uma vez, a feira contou com programação expressiva do Sistema Faemg Senar. Entre os destaques, o 5º Encontro Regional do Conseleite-MG, o Encontro da Faemg Mulher e Faemg Jovem, e as oficinas de Agricultura de Precisão e Drones, realizadas no estande da entidade dentro do evento. 

Com presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, do vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, do gerente regional em Patos de Minas, Sérgio Coelho, e da equipe técnica que atua na região, produtores tiraram dúvidas e se orientaram melhor para desempenharem suas atividades nas propriedades rurais. 

“Uma feira espetacular, comandada pela presidente do Sindicato de Patos de Minas, Jane Campos, que mostra toda a força do agro na região do Alto Paranaíba. O Sistema Faemg Senar faz questão de estar presente com várias ações na Fenamilho, sempre junto dos nossos produtores rurais, representando de forma firme esses homens e mulheres que trabalham no campo”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.  

Já o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, ressalta os resultados cada vez mais expressivos do agro na região. “Com planejamento e gestão, o produtor rural tem conseguido ampliar seus resultados no campo, o que nos deixa muito felizes. O Sistema Faemg Senar desenvolve várias ações na região durante o ano inteiro, sempre visando fortalecer os produtores e os sindicatos rurais”. 

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, comenta sobre a importância da presença do Sistema Faemg Senar nos eventos do agro em todo o estado. “É muito importante participar desse evento tão consagrado, divulgando nossas ações e serviços para os produtores, de forma a contribuir cada vez mais para o desenvolvimento dessa região, que é tão significativa para a produção agropecuária do estado”. 

5º Encontro Regional do Conseleite-MG

Encontro do Conseleite-MG

Realizado no dia 24/5, o evento reuniu cerca de 200 produtores de leite no auditório do Memorial do Milho, no Parque de Exposições. Patos de Minas representa a maior bacia leiteira do estado e a segunda do país. O objetivo foi apresentar a ferramenta de cálculo do valor de referência do leite, que permite dar previsibilidade para o produtor.

Participaram do evento o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, e representantes das indústrias de laticínios do estado (Silemg e Sistema Ocemg). 

Encontro Faemg Mulher e Faemg Jovem

Mais de 100 participantes estiveram na reunião de jovens e mulheres

No dia 25/5, foi vez das mulheres e jovens do agro se reunirem na Fenamilho para discutir questões relacionadas a empreendedorismo e liderança, fomentando a participação dos jovens e das mulheres no agro e ajudando na formação das novas gerações de produtores.

O encontro reuniu mais de 100 participantes, que acompanharam apresentações da Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, da professora da UFV-Campus Rio Paranaíba, Maria Elisa Fernandes, além de trocar experiências com jovens que têm trajetórias de sucesso no agronegócio.

Oficinas 

Oficina de agricultura de precisão

Ao longo da programação da Fenamilho, o estande do Sistema Faemg Senar recebeu produtores e familiares de produtores para participarem das oficinas de Agricultura de Precisão e Drones, ministradas pelo instrutor Romero Silvério.  Ao todo, foram sete oficinas, totalizando 28 horas/aula e 55 pessoas capacitadas. 

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, enfatiza que a programação foi preparada com muito carinho para os produtores da região. “O Sistema Faemg Senar quer continuar contribuindo para o desenvolvimento dos produtores rurais e seus familiares. Sabemos da relevância da região do Alto Paranaíba para o estado e esperamos fortalecer cada vez mais esse potencial produtivo”. 

Retomada

A 62ª edição marcou a retomada da Fenamilho, após três anos. A última havia sido realizada em 2019, antes do início da pandemia de Covid-19, em 2020.  Em 2023, a feira voltou reformulada e conectada de diversas formas com o público. Além da programação técnica da Fenamilho Agro, o evento contou com grandes shows, rodeio, leilões, exposição de animais, parque de diversões, entre outras atrações. 

“Estamos muito felizes de voltar a realizar a Fenamilho e contar novamente com a parceria do Sistema Faemg Senar. Agradeço à diretoria que esteve presente, em nome do nosso presidente Antônio de Salvo, e em especial aos produtores rurais, que participaram de forma expressiva de toda a programação”, endossa Jane Campos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

COMENTÁRIOS