Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sucesso na 1ª Cavalgada da fazenda Fortaleza
27/10/2017 14:43 em Notícias da Zona da Mata

por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

A Fazenda Fortaleza foi palco de uma cavalgada. Cerca de 50 cavalheiros participaram no sábado e domingo, dia da cavalgada.
A Fazenda é uma imponente senhora com quase 100 anos de história. A Fazenda Fortaleza pertence à família do engenheiro agrônomo Ismar Nogueira Calcagno que reside em Vila Velha, Espírito Santo.
Membro da família Nogueira e Calcagno de Muriaé cresceu na fazenda que fica a dois minutos do Via Park Clube.
A fazenda foi adquirida pelo avô na década de 50 e, foi ali, em meio à natureza, serras e muito verde que os pais de Ismar o criaram ao lado dos irmãos que hoje possuem propriedades rurais em outros municípios de Minas Gerais.
A fazenda Fortaleza foi, inclusive, a primeira de Muriaé a possuir uma ordenhadeira mecânica, tamanha a produção de leite que realizava. Isso fez com que outros fazendeiros procurassem o avô, Ismar França Nogueira, a prestar o serviço e orientar como aumentar a produtividade.
É por esta razão que o engenheiro pretende resgatar a história familiar e transformar o local em um Hotel Fazenda com visitas orientadas, passeios a cavalo, pesca esportiva ou para consumo e lida no campo em meio à natureza.
"Foi um sonho realizado. Afinal, aqui é passagem constante de ciclistas e, ao visitarem o local, conhecem a beleza que é a Fazenda Fortaleza. Também precisamos reformar a capela de Santa Rita de Cássia. "Uma árvore cresceu bem na quina de uma das paredes e suas raízes fizeram com que a estrutura ruísse, mas pretendemos recuperar a Capela. É uma bela capela que precisa ser resgatada. É a história de Muriaé", lembrou Ismar Calcagno.

Animação e novidade

O show musical ficou por conta de Vinnícius & Ademir que levaram percussionista e sanfoneiro, cantando músicas raízes e sertanejas.
Aliás, a dupla vem sendo um dos destaques das festas do gênero em Muriaé e região.
A apresentação da Cavalgada e dos eventos realizados, como leilão de bezerros e o almoço, foi com a radialista Giani Carla que levou, como sempre, animação e empolgação aos participantes que ficaram no local de 12h às 18h30, quando se encerraram as atividades. A cavalgada começou às 09h.
Ismar Calcagno disse, ao final do evento, que o objetivo é mostrar, cada vez mais, a importância das fazenda da região, suas histórias e tradições. “Temos que reservar nossa história. Recuperar propriedades e valorizar o Rio Preto. Vamos apoiar e procurar, cada vez mais mostrar á população que, além da história, temos condições de transformar nossas antigas fazendas em espaços turísticos, de cavalgada, motocross, passeios ciclísticos, enfim, reencontro com a natureza”, explicou lembrando que ainda este ano vai realizar novas atividades na fazenda Fortaleza, que fica a poucos metros do Via Park Club.

COMENTÁRIOS