Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária chega à Uberlândia
16/11/2017 07:05 em Notícias Gerais

Os músicos Pereira da Viola e Trem das Gerais são algumas das atrações da etapa de Uberlândia do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a cidade sedia o evento, que já passou por sete regiões de Minas Gerais, entre elas a da capital Belo Horizonte.

O Circuito é promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e organizações parceiras. Segundo Aguinaldo Batista, dirigente estadual do movimento, o intuito principal é estabelecer um debate sobre questões relacionadas a interesses do campo e a cidade. “Temos procurado várias formas de dialogar com a sociedade sobre a importância da Reforma Agrária, da alimentação saudável, além de divulgar a arte e a cultura do nosso povo, seja pela manifestação artística musical, teatral, poética e fortalecer nossa luta”, destaca o dirigente, que também é assentado na região.

Em outubro, em Belo Horizonte, cerca de 15 mil pessoas participaram do Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária / Foto: Mídia Ninja

 

Alimentos saudáveis

 

De acordo com Viktor Marques, do setor de produção do MST, “o Circuito é um espaço que mostra que é possível a produção de alimentos saudáveis, sem veneno, com produção agroecológica integrada com o meio ambiente, atrelado à Reforma Agrária”.

A venda de alimentos agroecológicos e sem agrotóxico a preços acessíveis é um dos destaques da etapa do Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária em Uberlândia / Foto: Mídia Ninja

A feira agroecológica em Uberlândia reúne mostras da produção dos 05 assentamentos e 05 acampamentos da reforma agrária na região e coloca em evidência as mais diversas linguagens artísticas e culturais.

A população poderá conhecer a diversidade dos alimentos agroecológicos, que são frutos da luta pela terra, produzidos pelas famílias camponesas, tais como: arroz, café, hortaliças, legumes, frutas, produtos artesanais como cachaça, queijo, doces, temperos, conservas e outras variedades.

Os produtos estarão expostos em cerca de trinta barracas. São mais de meia tonelada de alimentos in natura, cuja produção envolve cerca de 800 famílias de Trabalhadores rurais sem terra. Outra atração é a feira gastronômica, ou a cozinha da terra, que vai comercializar alimentos e pratos típicos das cozinhas regionais, como frango com quiabo, feijão tropeiro, pastel com garapa, entre outras delícias.

 

Homenagem a Pena Branca e Xavantinho

 

O Circuito presta homenagem a dupla Pena Branca e Xavantinho. A dupla foi uma das grandes expoentes da música caipira brasileira. Uma de suas canções mais famosos, "O cio da terra", teve autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento, e gravação com participação especial do próprio Milton Nascimento.

Uma das motivações da homenagem é a ligação que os músicos, que eram irmãos, tinham com a região do Triângulo Mineiro. A família chegou a morar em Uberlândia e Xavantinho é natural da cidade.  

“Vamos homenagear a dupla histórica Pena Branca & Xavantinho. Não só por terem vivido na região, mas por trazer nas suas músicas caipiras, muito da nossa cultura do Triângulo Mineiro, como a Folia de Reis, o Congado e músicas ligadas à questão da terra. Músicas que tem muito a ver com a nossa cultura do campo e com o nosso circuito. São músicos que não podem ficar esquecidos por toda essa contribuição”, afirma Ana Maria Lima, dirigente estadual e da coordenação de cultura do MST. O acesso ao evento é livre.

 

Programação

 

A entrada ao público começa na sexta-feira (17) a partir das 18:00h no Sesc Minas.  Às 20:00h ocorre a abertura oficial com uma grande homenagem aos músicos Pena Branca e Xavantinho e que vai contar com participação de um grupo de Folia de Reis e com os músicos do Trem das Gerais.

O músico Pereira da Viola é uma das atrações já confirmadas para o segundo dia do evento / Foto: Mídia Ninja

Durante o sábado, além da Feira da Reforma Agrária que ocorre durante todo o dia, acontece pela manhã, roda de conversa “Direito e a Reforma Agrária”. Às 16 horas, acontece a roda de conversa “Alimentação Saudável”. Às 17 horas haverá o Ato Político que contará com participação de representantes de parceiros do MST e intervenções artísticas. A noite começa com apresentações de viola e será finalizada com um animado forró nordestino.

A manhã de domingo tem confirmada a apresentação do Grupo de Capoeira Angola Galo Cantô. Às 16:00h, haverá muita festa, música e dança popular com o grupo Balaio de Chita. Finalizando, a partir das 17:00h acontece apresentação de ternos de Congada e outras atrações especiais que serão confirmadas em breve.

 

Serviço:

Evento - Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária

Local: Sesc Uberlândia - R. Benjamin Constant, 844 - Bairro Nossa Sra. Aparecida

Abertura: 17 de novembroàs 18:00 horas

Encerramento: 19 de novembro às 18:00 horas

Entrada gratuita.

 Programação - Atrações confirmadas

Horário

Sexta (17)

Sábado (18)

Domingo (19)

09:00

 

Mística / Lançamento  Campanha Prenda Chafick

 

10:00

 

Mesa “O Direito e a Reforma Agrária”

Apresentação de Grupo de Capoeira D’Angola Galo Cantô

11:00

 

Animação - Grupo Artinha / Levante

Roda de conversa

(Cultura)

12:00

 

Almoço  (palco livre)

Almoço  (palco livre)

13:00

 

Almoço (palco livre)

Almoço (palco livre)

14:00

 

Artimanha/Sem Terrinha

Atração a confirmar

15:00

 

Roda de conversa:
“Alimentação saudável”

Balaio de Chita

16:00

 

Forró nordestino

Atração a confirmar

17:00

 

Ato Politico

Terno de Congada

18:00

 

Intervenção artística com Daniel Costa

Mística de Encerramento

19:00

Abertura

Coletivo Das MInas Gerais - DMG  (rap)

 

20:00

Folia de Reis do Alto Paranaíba /

Batismo do Palco /

Religiosidade e cultura Popular em Pena Branca & Xavantinho -
Profa. Msa.Andrea Cristina de Paula

Atração a confirmar

 

21:00

Andrea & Gláucia

Trem das Geraes

 

Forró nordestino

 

22:00

Pereira da Viola

Forró nordestino

 

 

Divulgação do evento

COMENTÁRIOS