Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Vem aí a III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases.
28/03/2018 10:41 em Notícias Gerais

elo terceiro ano, o Grupo de Amigos de Autistas de Cataguases (GAAC) se reúne para realizar a III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases. O objetivo é discutir o tema com profissionais especializados e fomentar a discussão sobre preconceito e inclusão social, além de conscientizar e reforçar a importância de um diagnóstico precoce do Transtorno Espectro Autista (TEA).

 
 
 

 

 

“Percebemos no nosso dia a dia que a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Vemos através de nossa filha, que os autistas são capazes de superar seus limites e de desenvolver suas potencialidades. Por isso, a realização da Semana do Autismo”, conta Fernanda Vidal, organizadora do evento e mãe da Lara de nove anos com autismo.

 

 

 

A III Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases terá início na próxima segunda-feira, 02 de abril, às 18h30, com a Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Logo em seguida, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, que representa a cor do autismo.

 

 

 

A programação segue até sábado, 07 de abril, com palestras e com o III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo, conforme programação abaixo. As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas pelo site gaac.vpeventos.com no valor de R$ 25,00 os dois dias com certificado. As palestras serão ministradas por profissionais da área dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e por pais de autistas. O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.  

 

 

 

“Hoje mais de dois milhões de pessoas no Brasil são autistas. A estimativa é que para cada 65 nascimentos, um tenha o Transtorno do Espectro Autista, chamado de TEA, caracterizado por alterações de comunicação, interação social e de comportamento. Nem sempre está associado à deficiência mental. Pelo contrário, algumas crianças têm inteligência normal ou mesmo acima da média. Por isso, a informação é fundamental para o tratamento do autismo, de forma que as crianças se adaptem mais facilmente ao mundo real”, explica Arethusa Lopesprofessora especializada em Autismo.

 

 

 

Confira a programação completa:

 

 

 
  • Dia 02 de abril (segunda-feira): Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina, às 18h30, saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Após a caminhada, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

     

  • Dia 03 de abril (terça-feira): Workshop - pais e profissionais de educação de autistas de Cataguases irão compartilhar suas histórias, vivências e práticas reais da família de um autista com a mediadora Jaqueline Lima, coordenadora do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) de Cataguases, na Escola Estadual Coronel Vieira.

     

  • Dias 04 e 05 (quarta e quinta-feira): serão realizadas palestras nas escolas com o tema ‘Você sabe o que o Autismo’, ministradas pelas psicólogas Carolina Gouveia, Arethuza Lopes e Priscila Machado, especialista em Educação Especial e Mediação Escolar no TEA e do grupo PROLER.

     

  • Dias 06 e 7 (sexta e sábado): simpósio com profissionais renomados e reconhecidos nacionalmente.

     

    “Nosso objetivo é conscientizar, trazendo informações e experiências, diminuindo o preconceito e aprimorando nossos conhecimentos para que nossos filhos autistas sejam recebidos pela comunidade e se sintam acolhidos. Por isso, convidamos profissionais da área médica, educadores, pais de filhos autistas e a população em geral que têm interesse em saber mais sobre o Autismo”, completa, Ernane Sirino, organizador do evento, pai da Lara, e um dos fundadores do GAAC, criado em 2014 e formado por pais de crianças autistas que se reúnem para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.

     Não perca tempo. Faça a sua inscrição. As vagas são limitadas. Participe: mais informação, menos preconceito.

COMENTÁRIOS