Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Situação do Hospital São Paulo será debatida na Assembleia Legislativa na terça, 10
07/12/2019 12:36 em Notícias da Zona da Mata

O financiamento dos serviços prestados pela Casa de Caridade de Muriaé (Hospital São Paulo), localizada no município da Zona da Mata, estará em pauta em audiência pública da Comissão de Saúde, nesta terça-feira (10/12/19), a partir das 14h30, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A reunião foi solicitada pelo vice-presidente da comissão, deputado Doutor Wilson Batista (PSD). Ele afirma que o hospital tem assumido a demanda de várias cidades da região como Além Paraíba e Cataguases: “Muitos municípios deixaram de ofertar serviços e procedimentos de saúde, o que aumentou a procura por atendimento na Casa de Caridade de Muriaé”.

O parlamentar explica que a unidade se tornou referência em atendimentos de urgência e emergência, além de especialidades como traumatologia e neurocirurgia.

O hospital, que completou 92 anos em 2019, é filantrópico, ou seja, não visa a fins lucrativos. “A manutenção dos serviços conta com a solidariedade dos cidadãos, mas é preciso que o Poder Público aporte mais recursos a fim de garantir o seu pleno funcionamento”, ressalta Doutor Wilson Batista.

Ele acrescenta ainda que há projetos em análise para a implementação de novos serviços. Entre eles, o deputado destaca a criação de setor que processará diagnósticos no âmbito da oncologia e o regime de Hospital-Dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas).

Hospital

Em média, 75% da demanda da unidade é composta pelos atendimentos prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui um pronto-socorro aberto 24 horas, 211 leitos (17 de UTI Adulto; 6 de UTI Neonatal; e 4 de UTI Pediátrico), Além das diversas especialidades, oferece serviços na alta complexidade como Hemodiálise Tipo II, Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Computadorizada, Cirurgia Vascular, Cardiovascular, Cirurgia Bariátrica.

 

Convidados

Foram convidados a participar da audiência o diretor técnico da Casa de Caridade de Muriaé, Gustavo de Oliveira Ribeiro, o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, e o prefeito de Muriaé, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, dentre outros

Lista dos convidados

 

Misael Artur Ferreira Varella - Deputado Federal - Câmara dos Deputados

Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva - Secretário - Secretaria de Estado de Saúde

Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos - Prefeito - Prefeitura Municipal de Muriaé

David Pinheiro de Lacerda - Presidente - Câmara Municipal de Muriaé

Marcílio Dias Magalhães - Subsecretário - Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde

Nicodemus de Arimathéa e Silva Júnior - Subsecretário - Subsecretaria de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde

Eduardo Luiz da Silva - Presidente - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais

Reginaldo de Souza - Vereador - Câmara Municipal de Muriaé

Aline Santos de Almeida Prado - Gerente Regional de Saúde de Ubá

Paulo César de Oliveira - Secretário Municipal de Saúde de Muriaé

Rita de Cássia Pereira de Castro - Diretora de Administração Hospitalar da Casa de Caridade de Muriaé - Hospital São Paulo

Pedro de Rabelo Mesquita Filho - Diretor Clínico da Casa de Caridade de Muriaé - Hospital São Paulo

Gustavo de Oliveira Ribeiro - Diretor Técnico da Casa de Caridade de Muriaé - Hospital São Paulo

COMENTÁRIOS