Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Casa do Artesão fortalece cadeia produtiva em Boa Família
25/12/2019 19:31 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Institucional, Solange Maria Montesano Adriano, apresentou ao site Cidadã de Muriaé.com o projeto “Casa do Artesão de Boa Família”. Ela foi uma das idealizadoras da Casa do Artesão no Distrito de Boa Família, um dos grandes projetos sociais para mulheres empreendedoras daquela localidade.

Segundo a secretária, tudo começou durante uma visita aos distritos de Muriaé com o objetivo de conhecer as potencialidades econômicas e o que poderia ser feito para ajudar os moradores destas localidades e suas famílias.

Em Boa Família, a secretária teve contato com Solange Perri, moradora local que expressou a vontade das mulheres dali em ter suas próprias rendas, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos familiares.

Diante deste contato inicial, uma equipe da Sala Mineira esteve em Boa Família para explicar como funciona o Micro Empreendedor Individual (MEI), demonstrando que é possível agregar uma renda maior sem perder benefícios como o Bolsa Família do governo federal.

Das primeiras participantes, 17 mulheres aderiram à proposta apresentada e, para abrigar a entidade que seria criada, foi utilizada uma Casa da Secretaria Municipal de Saúde que estava subutilizada pela pasta. Assim a Casa do Artesão foi ganhando corpo.

Hoje é um projeto modelo de oportunidades para as mães trabalhadoras de Boa Família, destaca Solange Montesano. “O distrito é muito procurado pelos turistas que vem conhecer a região, participar das atividades do projeto “A Maior Viola do Mundo” que traz shows e eventos musicais e, isto contribui para que a Casa do Artesão possa comercializar diversos presentes típicos de nossa região, aumentando o Poder Aquisitivo destas empreendedoras”, destacou.

A secretária lembrou ainda que a casa não é apenas um local para comercialização, mas de orientação, profissionalização e orientação às participantes do projeto. “São oferecidos cursos da UAITec, ligada à secretaria de Ação Social. São cursos voltados para a localidade, ampliando o conhecimento e oportunizando às mulheres um aprendizado ainda maior”, esclareceu.

A participação do empresariado de Muriaé também é importante neste projeto, segundo a secretária. Solange Maria Montesano Adriano lembra que parte do que ia parar nos lixões, é utilizado pelas artesãs de Boa Família. "São retalhos e sobras de tecidos das confecções que antes iam para o lixo e hoje são utilizados pelas artesãs na produção de peças menores ou tapetes. É um reaproveitamento para o bem do município e da natureza", destacou ela.

 

Mais que artesanato, turismo

 

Ali em Boa Família existe uma grande quantidade de gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que pode comercializar seus produtos naquele espaço. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração e que, hoje, pode ajudar a sustentar famílias inteiras. Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade.

 

Formação de profissionais

 

Segundo Solange Montesano, a secretaria de Desenvolvimento Econômico ao lado de outras pastas, como a de Educação, proporcionou a mais de 1.600 pessoas de Muriaé, cursos educacionais e profissionalizantes, contribuindo com a preparação de Mão de Obra específica em vários setores da economia do município.

 

Segundo a secretária, a geração de emprego e renda é uma das premissas, não só de Muriaé, mas de todo o País. “A prefeitura em si está procurando contribuir com os muriaeenses, preparando profissionais e formando trabalhadores para as empresas e o comércio local. Temos as melhores perspectivas para o ano de 2.020”, destacou.

COMENTÁRIOS