Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
José Braz é pré-candidato a eleição em Muriaé
12/03/2020 11:24 em Notícias de Política

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19688JP

 

O partido Progressistas ao lado do Cidadania e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) lançou a pré-candidatura a prefeito de José Braz, empresário e prefeito de Muriaé por duas vezes, sendo o primeiro a ser reeleito na cidade.

Cerca de 600 pessoas acompanharam o lançamento oficial da pré-candidatura numa solenidade realizada no auditório na casa do próprio empresário e ex-prefeito de Muriaé.

Estavam presentes o deputado estadual Braulio Braz (presidente do PTB de Minas Gerais); o senador suplente Renzo Braz; os presidentes dos partidos Progressistas (Paulo Sérgio Amaral); do PTB Muriaé (Antônio José Rodrigues Caldas Francisco) e o presidente do Cidadania Muriaé (Edmar Rodrigues Pereira).

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Cristiano Canedo; vice-prefeito de Faria Lemos (Fábio Rocha); presidente do PTB de Faria Lemos, Clarinho; professor Nicélio do Amaral Barros que proferiu um discurso de abertura; Paulo Barbosa (representando a Câmara de Governador Valadares e o PROS daquele município); presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Muriaé, Nélio Campos Araújo, empresários; amigos e familiares do ex-prefeito Jose Braz.

Estavam presentes presidentes de Associações de Moradores dos bairros Safira (Alexandre Ribeiro Lourenço); Encoberta (Adelson Paulo de Sousa); São Joaquim (Gil Maximino); Prefeito Hélio Araújo, São Gotardo e Alterosa (Fernando de Freitas Alvarenga); São Pedro (Fábio Theodoro Bernardes) e da Barra (Nilda de Souza Dantes).

Antes dos discursos de apoio dos partidos anfitriões, diversas pessoas quiseram tirar uma foto ao lado do ex-prefeito e referendar o apoio à sua pré-candidatura.

Foi uma hora de confraternização e harmonia, tendo, inclusive, sido exibido um vídeo de um minuto com um pouco da história do ex-prefeito José Braz e outro, do senador Rodrigo Pacheco que falou das qualidades da família Braz e o carinho que tem por Muriaé.

 Quem é José Braz?

 José Braz nasceu em Muriaé em 24 de outubro de 1925. Filho do marceneiro João Pedro José (conhecido como Pedro Braz) e Francisca Rosa Bittencourt.

Sua vida de trabalho começou cedo.

Antes mesmo de completar 10 anos de idade ajudava nos trabalhos e afazeres de casa.

Às cinco da manhã cortava lenha para que sua mãe usasse no preparo do café. Em seguida, pegava um balaio de verduras e legumes, e saía pela cidade para vender.

Aos 11, passou a ajudar o pai na marcenaria da família.

O seu futuro seria maior do que os sonhos de criança.

Em 1949 usou toda poupança que tinha feito até então, para comprar seu primeiro caminhão. Isso com a orientação e autorização do pai Pedro.

Dava, ali, o início de uma longa vida ao volante de um possante.

Em 1957, seu tino para os negócios era mais que evidente entre os amigos e familiares. Ele viu no transporte de leite “in natura” o futuro e, assim, adquiriu uma pequena frota para levar leite da Zona da Mata Mineira para o Rio de Janeiro.

Começava assim a história da Rodoviário Líder, empresa, como o nome diz, líder no segmento.

Dez anos mais tarde, seu primogênito Braulio Braz, com apenas 18 anos de idade, inaugurava a primeira concessionária de veículos do pai, a agência Chevrolet.

Em 1972, o caçula Gilberto José entrou para o grupo, assim como o genro Danilo Tambasco, casado com a filha de José Braz e Lédia, Adélia.

Juntos fizeram daquele pequeno negócio de família um dos maiores conglomerados corporativos do País, o Grupo Líder.

José Braz decidiu ir além.

Em janeiro de 2005, quando tinha 74 anos de idade, se tornou prefeito de Muriaé.

Foram oito anos à frente do Poder Executivo.

Período que levou a cidade a seu maior status de prosperidade com a inauguração de dezenas de escolas; creches, postos de saúde e a vinda de uma unidade do Corpo de Bombeiros, dentr outras de grande relevância.

Ele foi o único prefeito da cidade a ser reeleito.

Braulio Braz aceitou o clamor das ruas e lançou seu nome para mais uma disputa eleitoral e, para isso contou com o apoio dos familiares.

Isso sem contar com o apoio incondicional de Lédia Tanus Braz, com quem José Braz é casado há 72 anos.

 

 

COMENTÁRIOS