Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Os católicos estão reinventando-se para manter a fé com Missa On-Line da Matriz São Paulo
24/05/2020 10:28 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Fotos "print" da Missa On Line

 

A missa dominical da Matriz São Paulo, em Muriaé, pode ser vista do celular ou computador e atingir um grande número de pessoas que, muitas vezes deixaram de ir à igreja por motivos diversos e várias desculpas.

Primeiro foi que muitos fiéis que não tinham o hábito de usar o celular para se conectar com o mundo, viram-se obrigados à aderir à modalidade.

Cada vez mais pessoas da chamada terceira idade, ou acima dos 60 anos, começaram a usar as redes sociais, principalmente os canais de comunicação como Whatsapp, Telegram, Zoom, para ver familiares e conversar com amigos e amigas. Os católicos estão reinventando-se para manter a fé.

Além dessa nova modalidade passaram a ver eventos ao vivo como os shows musicais (lives) e, missas.

Aumentar a fé e se unir, mesmo que em pensamentos comuns é o que dá sentido à comunidade católica no mundo. Esta unidade faz com que a comunhão se faça e a celebração eucarística viva dentro de cada fiel.

A Missa On-Line (ou virtual) da Matriz São Paulo serve para difundir para o maior número de devotos as palavras de conforto, a reflexão necessária e a orientação de cuidado com a vida. As palavras santas chegarão mais longe com esta nova prática.

O objetivo é para que a população não se desloque até o santuário, mas que possam professar sua fé nas suas casas, sem aglomeração. Isso é muito importante.

Como a fé move o povo muriaeense, é importante individualmente que cada um possa manter sua conexão com Cristo (e Deus), sem correr risco de se contaminar pelo coronavírus.

Vai fazer falta para muitas pessoas poderem fazer a costumeira ida à missa aos domingos e datas especiais, no entanto é o certo a se fazer neste momento, unir todos em um só pensamento: por Cristo, em Cristo e com Cristo!

A Homilia deste domingo versou assim: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”, (Mateus 28,19-20).

Trata-se da Missa de Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por este motivo, muito se há o que pensar e como agir nestes momentos de agonia e sofrimento entre muitos lares.

Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

COMENTÁRIOS