Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Caminhões do Demsur jogam entulho e detritos em área de preservação
07/06/2020 09:22 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Foto "Print" do vídeo

 

Uma moradora do Distrito do Vermelho procurou o vereador Evandro Cheroso e, este convidou o também vereador Ademar Camerino para vistoriarem uma nascente que está sendo degradada pelo Poder Público Municipal.

Os dois vereadores foram até o local indicado e viram que uma área de mata, próximo a uma nascente e um ribeirão está sendo utilizada por caminhões que prestam serviço ao Demsur (Departamento Municipal de Serviços Urbanos) como depósito de lixo e entulho.

Pedaços de vidro e cerâmica, telhas, pedaços de madeira, peus velhos, podas de árvore, lixo doméstico e muito detrito de construção é despejado ali sem nenhum controle, em total desrespeito à legislação brasileira que proíbe este tipo de descarte, ainda mais quando vem do órgão que deveria preservar e cuidar.

O terreno faz divisa com o Canil Municipal, no sentido Muriaé-Pirapanema lado esquerdo da via.

O problema maior com este descarte sem controle é que, a poucos metros fica localizada uma nascente.

Na hora em que estavam indo ao local conferir a denúncia da moradora, os vereadores flagraram dois caminhões, um vazio que tinha acabado de descarregar ali e outro cheio, indo para o local. O veículo do vereador Evandro Cheroso bloqueou a passagem para que os mesmos fossem filmados com a prática criminosa.

Jogar entulhos, lixo, objetos ou qualquer tipo de resíduo em fundo de vale ou área de preservação é crime ambiental. Alicerçada em legislação federal, a lei municipal prevê multas que podem chegar a milhões de reais, dependendo dos estragos provocados no ambiente.

Os vereadores filmaram e irão acionar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Ministério Público Estadual e, também a Polícia do Meio Ambiente para que possa autuar os infratores, no caso, caminhoneiros que prestam serviços ao Demsur.

A degradação do meio ambiente pode acontecer pela ação humana ou de forma natural. Na maioria dos casos ela está associada a poluição causada pelo homem, no entanto pode acontecer a degradação ambiental através de meios naturais ao longo da evolução de algum ecossistema.

A degradação do meio ambiente é um tema muito em voga e sempre presente em todas as discussões sobre as questões ambientais que afligem nosso século. A degradação vem avançando sobre todos os ecossistemas e as suas causas e conseqüências são as mais variadas, indo do despejo de detritos e materiais descartáveis sem controle, aumento de pragas, mudança do ecossistema e aumento de endemias e zoonoses.

COMENTÁRIOS