Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rotary Club Muriaé Norte reforça convite para o Dia de Vacinação contra a Pólio
16/10/2020 20:37 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Com informação da Sec. estadual de Saúde

 

Neste sábado acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de cinco anos, afinal, a imunização é a única forma de combate à paralisia infantil que está erradicada no Brasil.

O objetivo desta multivacinação é garantir com que as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos estejam em dia com o calendário.

A presidente do Rotary Club Muriaé-Norte, Tóya Braz, lembrou que esta é a mais importante campanha mundial abraçada pelo Rotary Internacional e que visa eliminar do mundo esta doença. “ Paralisia Infantil precisa ser erradicada. Temos que aumentar o número de crianças imunizadas. Sabemos que no momento é de enfrentamento à pandemia da Covid-19, mas precisamos imunizar nossas crianças. Levem os filhos aos postos de vacinação. Pedimos que o público mantenha as medidas sanitárias de segurança enquanto permanecer no centro de saúde”, lembrou a presidente do clube.

Todos os anos, os associados do RC Muriaé-Norte fazem caminhada, faixas e cartazes lembrando sobre a importância de erradicar de vez a Poliomielite do mundo, mas, neste ano, motivados pelo isolamento social, a presidente do clube gravou um vídeo para distribuir nas redes sociais e aos veículos de comunicação, lembrando da importância da vacinação para as crianças.

 

Campanha Nacional de Multivacinação

 

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação é uma oportunidade para que responsáveis por crianças e adolescentes de até 15 anos coloquem em dia as vacinas pendentes dos filhos. De acordo com a SES-MG, serão oferecidos 18 diferentes tipos de vacinas.

Quatorze delas pertecem exclusivamente ao Calendário da Criança com até sete anos de idade, são elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, Hepatite A e Varicela.

Oito, sendo quatro das já citadas e outras quatro não mencionadas, compõem os calendários de crianças e adolescentes compreendidos na faixa etária entre sete e 15 anos – BCG, Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, dT, dopa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Estas campanhas nacionais de vacinação emergem em um contexto de baixa cobertura vacinal em Minas Gerais, principalmente entre crianças com até um ano de idade – cenário que também se repete no restante do país.

No estado, por exemplo, nenhuma das vacinas recomendadas para crianças de até um ano alcançou o patamar mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde. O Dia D é, portanto, uma menina de garantir a atualização da caderneta de crianças e adolescentes, alguns dos públicos mais preocupantes sob este olhar.

As unidades de saúde também atenderão neste sábado, 17, a adultos com idades entre 20 e 49 anos, público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Quem não tem mais o cartão de vacina não pode deixar de receber as vacinas, basta procurar o posto de saúde.

 

E quem perdeu o cartão?

 

Crianças, adolescentes e adultos que não têm mais a caderneta de vacinação original devem comparecer ao centro de saúde mais próximo de casa para regularizar a situação. A perda do cartão não é um fator que impede a vacinação. Quem perdeu o cartão ou não tem, deve ir até a unidade de saúde onde fará um novo cartão. E então o centro irá oferecer as vacinas que estão disponíveis de acordo com a idade que a pessoa tem. Cada faixa etária tem um grupo de vacinas para atualizar.

Veja o vídeo e acompanhe, abaixo, os cartazes e fotos.

COMENTÁRIOS