Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
TRE fará Eleição municipal com cuidados redobrados
09/11/2020 07:40 em Notícias de Política

Fonte: A Tribuna

 

A Justiça Eleitoral agirá para evitar aglomerações nos locais de votação, devido à covid-19. Primeiro, se escolhe candidato a vereador. Depois, a prefeito. Leve uma cola e, assim, vote com certeza – e rápido.

A ideia é esvaziar o mais depressa possível os locais de votação, que, por causa da pandemia de covid-19, deverão ter filas de espera decorrentes de normas sanitárias a serem seguidas nas eleições do próximo domingo.

A Justiça Eleitoral abrirá as seções eleitorais uma hora mais cedo, com funcionamento das 7 às 17 horas.

Também reservará o período das 7 às 10 horas como preferencial para idosos, que integram um grupo de risco para coronavírus. Por causa dessa segunda iniciativa, eleitores com menos de 60 anos deverão evitar votar nas primeiras três horas. Não serão impedidos se forem, mas irão ir para o final da fila ou a uma fila separada, para se respeitar a preferência.

Como em anos anteriores, os eleitores que se encontrarem em fila às 17 horas e ainda não tiverem votado receberão senhas.

Por todo o período, será fixado distanciamento de pelo menos um metro entre eles, demarcado no chão.

Não haverá identificação biométrica nas cidades onde seu uso estava previsto para este ano – na região, isso por conta do perigo de transmissão do Novo Coronavírus..

O eleitor deverá apresentar documento oficial com foto e, de preferência com caneta própria, assinar o caderno de votação.

Quem estiver com febre ou tiver sido diagnosticado com covid-19 nos 14 dias anteriores à eleição (a partir do início do mês) não deverá votar. Será possível justificar ausência.

COMENTÁRIOS