Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Afonso da Saúde protocola Comissão de Transição na Câmara de Muriaé
25/11/2020 07:26 em Notícias de Política

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 Fotos:  Silvan Alves

Mesmo sem ter sido diplomado pela Justiça Eleitoral e seguindo o previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Muriaé que prevê que o vereador mais votado é o presidente do primeiro ano da legislatura seguinte à eleição, o vereador Afonso da Saúde PTB, que obteve  1.851 votos está trabalhando para assumir o cargo em Primeiro de janeiro de 2021.

Farão parte da Comissão de Trânsito indicada pelo futuro presidente o advogado Cláudio Afonso dos Santos Carneiro; o vereador eleito, Delegado Rangel Martino de Oliveira Paiva; a advogada Lays Aparecida Ribeiro Mattos e o advogado, Márcio Castro Gomes da Silva Júnior.

Dois dos advogados indicados protocolaram, nesta terça-feira,24 de novembro, pedido para que o atual presidente, vereador Carlos Delfim, indique os membros por parte do legislativo muriaeense.

Afonso da Saúde segue recomendação da 2ª Promotoria de Justiça, curador do Patrimônio Público, em Muriaé que recomendou seguir normativas na lei estadual 19.434 de 2011.

Os advogados, Dr. Cláudio Afonso e Drª. Lays explicaram que o objetivo é “instituir uma equipe de transição para conferir transparência e ética às atividades desenvolvidas, como projetos e programas em andamento, visando dar continuidade à gestão pública, para que o futuro gestor, antes de sua posse, tenha acesso a todas as informações necessárias para a elaboração e implementação do programa de novo governo, assim como tomar ciência de como está a Casa Legislativa”.

O objetivo é que a primeira Mesa Diretora (em Muriaé a cada ano pose ser escolhida uma nova Mesa) a ser eleita para a Legislatura 2021-2024 tenha um diagnóstico completo do Poder Legislativo. Conforme prevê a recomendação do Ministério Público, a entrega de um relatório final seja realizada até janeiro de 2021 ao presidente eleito e aos demais membros a serem escolhidos em primeiro de janeiro, após a posse dos eleitos e reeleitos.

 

Atuais vereadores propõem mudanças

 

Uma das reações ao protocolo realizado na tarde do dia 24 de novembro na Câmara Municipal foi que os atuais vereadores se mobilizaram para que seja feita mudança no Regimento Interno da Câmara Municipal para que o presidente do primeiro ano de cada Legislação seja escolhido por votação, assim como ocorre na maioria das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Câmara e Senado Federal.

 

COMENTÁRIOS