Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Energisa aposta em manutenção preventiva para melhorar qualidade da energia em Minas Gerais
25/02/2021 09:31 em Notícias Gerais

A Energisa realizou mais de 2 mil desligamentos programados na rede elétrica, durante 2020, nas cidades da área de concessão em Minas Gerais. O serviço é preventivo e envolveu a substituição de mais de 380 postes e cerca de 1.950 cruzetas, além da troca de outros componentes. Segundo o gerente de Construção e Manutenção, Victor Rispoli, essas atuações contribuíram para reduzir mais de 150 atendimentos emergenciais de falta energia em comparação com o ano anterior.

Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, declara Rispoli, lembrando que as manutenções também visam adequar a quantidade de energia disponível e a demanda. “Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Precisamos atuar para que a qualidade não caia”, completa.

De acordo com Rispoli, tudo é planejado para que o cliente nem perceba a manutenção, mas, em alguns casos, por questões técnicas e de segurança, se faz necessário o desligamento da rede elétrica durante a execução do serviço.  Nesses casos, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência por meio do site, cartas, avisos em rádios e/ou carros de som e SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

“Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Caso queira receber o aviso diretamente no seu celular, atualize o cadastro junto à Energisa. Vale destacar que o desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário. A medida serve para dar segurança ao colaborador em campo durante a atuação e ao cliente”, explica.

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado”. Rispoli lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.

 

 

Uma imagem contendo ao ar livre, barco, água, homem

Descrição gerada automaticamente

 

 

Obras com rede ligada, equipe de linha em campo

 

Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. A Energisa adota, por exemplo, o mega jumper (dispositivo que permite transpor um trecho isolado da rede elétrica), manobras automatizadas/remotas para transferência de carga, gerador móvel e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva. Com a tecnologia e o uso dos equipamentos automatizados, no ano de 2020, foi possível o reduzir a duração dos desligamentos programados em 39%.

Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação e com experiência no setor elétrico. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui o gerente.

 

COMENTÁRIOS