Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
47º Batalhão de Polícia Militar faz 14 anos em Muriaé
27/04/2021 13:37 em Notícias Gerais

Assessoria de Comunicação Organizacional 47º BPM

 

Considerado o Guardião da Divisa, o 47º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais atua em Muriaé e mais 17 municípios da região. A Unidade foi criada em razão das importantes rodovias que perpassam Muriaé e de sua localização territorial limítrofe aos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e pela região ter sofrido um acelerado crescimento populacional e industrial em meados da década de 90, refletindo, consequentemente, no aumento da criminalidade.

Diante da necessidade de intensificar o policiamento até então realizado pela 76ª Cia PM Especial, pertencente ao 21º BPM, Muriaé foi escolhida para sediar a Unidade que salvaguardaria uma extensa área da Zona da Mata mineira, compreendida, ao todo, por 26 municípios.

O 47º BPM foi instalado no dia 27 de abril de 2007, sob as ordens de seu primeiro comandante, o Major/PM Luiz Renato Junqueira de Carvalho, responsável por estruturar o setor administrativo da Unidade recém-formada e gerenciar o policiamento local, subdivido em quatro Companhias sediadas nos municípios de Leopoldina, Carangola, Muriaé e Além Paraíba.

Assim como a cidade se desenvolvia, já se vislumbrava o potencial da nova Unidade pertencente à 4ª RPM. No início de 2008, sob o comando do Ten Cel/PM Nelcimar Breder Rodrigues, o 47º BPM conquistou independência administrativa e, desde então, não parou de crescer.

A fim de aperfeiçoar o serviço administrativo, a Unidade recebeu a construção do terceiro pavimento, sob o comando do Maj/PM Renato Sampaio Preste, em 2009. À medida em que ganhou  autonomia, a identidade do 47º BPM se fortaleceu, sendo elaborado o seu Estandarte rememorando a história de sua região, e  em 2010 foi criada, através de concurso público, a canção oficial do 47º BPM, ocasião em que Unidade recebeu a titulação de “Guardião da Divisa”, estando sob o comando do Ten Cel/PM Marco Antônio de Souza Rodrigues.

Com a rearticulação territorial ocorrida após a criação da 6ª Cia PM Independente, sediada em Leopoldina, o 47º BPM tornou-se responsável pelos 18 municípios subordinados às 75ª e 76ª Cias PM. Nesse contexto, a Unidade foi pioneira no interior do Estado de Minas Gerais a implantar a Área Integrada de Segurança Pública (AISP), na qual a junção da 76ª Cia PM e à 32ª Delegacia de Polícia Civil em um mesmo endereço proporcionou agilidade e eficiência à prestação do serviço de segurança pública à população de Muriaé e região.

Ao assumir o comando da Unidade, em 2013, o Ten Cel/PM Cláudio Nazário da Silva Machado implementou ações de aproximação com a comunidade, baseadas nas filosofias de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, e também  intensificou ações repressivas, a exemplo da Operação Guardião, alcançando resultados positivos no enfrentamento à criminalidade. No comando seguinte, assumido pelo Ten Cel Ranieri Márcio da Cruz, em 2016, houve a reestruturação das instalações do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), para melhor atender o público interno; foi implantado o Posto de Combustível (POC) nas dependentes da Unidade, estendendo o atendimento às viaturas de todos os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social local.

Sob o comando do Ten Cel/PM Joedson Flaviano Gomes, as articulações foram feitas para intensificar o combate ao crime organizado, ao mesmo tempo em que as atividades preventivas ganhou forças, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), o qual alcançou o recorde de formar mais de 700 alunos no primeiro semestre de 2017 em Muriaé.

Em 10 de janeiro de 2020, assumiu o atual comandante, o Ten Cel/PM Márcio Roberto de Sousa, com a responsabilidade de continuar a história de evolução da Unidade, já realizou importantes ações ao reativar portfólios como a Patrulha Rural, Patrulha Escolar, Patrulha de Operações (POP) e implantação do POE (Posto de Observação Elevado) na área central, de Muriaé, e a realização do Corredor de Segurança Ostensiva (CSO) por parte das viaturas, onde se busca a prevenção criminal e a promoção da paz social.

Apesar de jovem, com 14 anos, o 47º BPM é alvo de elogios na execução de serviços operacionais e administrativos quando das atividades de coordenação e controle, firmando seu compromisso constitucional de manutenção da ordem pública, com respeito aos direitos humanos e participação social, alinhado à visão institucional de sermos exemplo de sustentabilidade e efetividade na prestação de serviços de segurança pública.

COMENTÁRIOS