Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Academia Brasileira Rotaria de Letras – MG Leste realiza assembleia preparatória para instalação
29/04/2021 16:40 em Notícias Gerais

Luciana Archete

Jornalista MG19681JP

 

Uma Assembleia Geral virtual marcou primeiro encontro para a instalação oficial da Academia Brasileira Rotária de Letras (Minas Gerais Leste). O encontro serviu para a aprovação do Regimento Interno, Conselho Consultivo, assim como referendar as indicações para os Acadêmicos Honorários e a indicação do presidente de Honra da Abrol-MG Leste e aprovar o currículo dos candidatos e candidatas à academia.

Estavam presentes o presidente da Abrol Nacional, confrade Geraldo Leite; os governadores Fauzi Haddad (Distrito 4521) e Dirceu Rocha Pereira (2007-2008), a governadora eleita do Distrito 4520, Sandra Gonçalves Dias, assim como presidente da Abrol-MT Paulo Eduardoi de Carvalho Wolkmer (coordenador da implantação das academias rotárias de Mato Grosso, Brasília, Goiás e Minas Gerais). Outros encontros regionais acontecerão antes da instalação oficial da Abrol - MG Leste.

O Regimento Interno foi lido pelas secretarias da academia, confreiras Áurea Luiza Campos de Vasconcelos Grossi e Lourdes Batista.

O presidente da Abrol Nacional, confrade Geraldo Leite, falou sobre a importância em reconhecer os companheiros rotarianos que contribuem com a valorização das letras e das artes, da produção literária e do fortalecimento da cultura no mundo. Geraldo Leite disse ainda que a Academia Rotária de Letras está sendo implantada em diversos Países, o que fará um grande trabalho em prol da cultura mundial.

Em seguida foram aprovados os confrades Adriano Ferreira das Neves, Alberto Aluízio Pacheco de Andrade e Aluízio Alberto da Cruz Quintão, membros do Conselho Consultivo da Abrol – MG Leste e as candidatas advogada Luciana de Oliveira Archete associada do RC Muriaé Norte que ocupará a cadeira 33 e Zélia Beatriz Corrêa, do RC Barbacena Monte Mário à cadeira 34. Os candidatos Luiz Carlos Henderreich (RC Juiz de Fora Norte) ocupará a cadeira 35 e o jornalista Gregório José Lourenço Simão (RC Muriaé Norte) a cadeira de número 36.

O governador Dirceu Rocha Pereira fez seu pronunciamento dizendo da importância dos rotarianos no mundo, principalmente para a sociedade em um mundo tão modificado devido á Covid-19.

Já o governador Fauzi Haddad explicou que foi uma honra participar da instalação desta academia para os associados dos Rotary Clubs. “Uma Academia de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural de uma cidade, de um estado e de um País, simbolizando o lastro cultural de um povo. Tem o condão de desabrochar aspirações, e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras”, afirmou.

José Cimino, presidente da Abrol – MG Leste destacou que numa Academia de Letras, cada geração deixa um legado. “É um processo vagaroso, lento, a exigir tempo para tomar corpo e se mostrar. Assemelha-se à formação do universo que, em movimento rotatório, vai condensando energia, em expansão contínua, onde brilha a centelha da criação”, ressaltou.

Em seguida o Mestre de Cerimônias, Paulo Cesar Barroso de Araujo, agradeceu a presença dos confrades e confreiras em nome da diretoria e encerrou a solenidade virtual.

A posse dos acadêmicos ocorrerá, também de forma virtual, em 1º de junho. 

COMENTÁRIOS