Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Piloto do Programa Campo Inteligente em Paracatu
01/06/2021 08:48 em Notícias Gerais
 

A turma piloto do Programa Campo Inteligente começa na próxima segunda-feira (7) em Paracatu. A iniciativa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES visa a alfabetização digital de jovens de 15 a 30 anos. Para a promoção desta primeira turma, o Sistema conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Sicoob Credigerais, Corteva, Produtiva, Agroappelt, COOPERVAP e Secretaria de Educação de Paracatu.

Na última sexta-feira (28), cerca de 30 interessados em participar do programa acompanharam, virtualmente, uma apresentação geral do Campo Inteligente, feita pela analista pedagógica Cristiane Trigueiro; pelo gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas, Sérgio Coelho, e parceiros.

O programa será desenvolvido em etapas. A primeira etapa será de alfabetização digital com o básico da informática. Em seguida, haverá o aprofundamento em programação para que os jovens já consigam desenvolver aplicativos e sites, por exemplo. Depois, o aprendizado se volta para o agronegócio para que eles saibam aplicar as tecnologias digitais nas fazendas.

“Ao final, eles terão um desafio: colocar em prática o que aprenderam e criar um projeto inovador. Os três melhores projetos serão premiados. Além disso, quando o jovem terminar o programa, se já tiver 18 anos, ele poderá iniciar o Módulo Extra do Campo Inteligente, quando será trabalhado a agricultura de precisão, com máquinas pesadas, inclusive”, explicou Cristiane.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sérgio Coelho, destacou que o Noroeste Mineiro é altamente tecnológico no agronegócio, por isso o Campo Inteligente será tão importante para os jovens. “Agradecemos aos que se interessaram em participar e também às empresas parceiras e ao sindicato rural por apoiarem essa ação pioneira no estado e no país”. 

Parceiros 

“Os jovens têm que vislumbrar um futuro promissor, por isso investimos em programas como o Campo Inteligente, que vai dar uma nova dimensão de vida a eles.” - Darcy Neiva, presidente do Sicoob Credigerais 

“A mão de obra qualificada é uma das maiores dificuldades dos produtores rurais. Com certeza, o Campo Inteligente será um diferencial para nossos jovens e para a nossa região.” - Paulo Ribeiro de Mendonça Filho, presidente do SPR de Paracatu.

COMENTÁRIOS