Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Instalada Academia Brasileira Rotária de Letras MG Leste
04/06/2021 10:31 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Uma das maiores solenidades de instalação de uma academia de letras aconteceu esta semana em Minas Gerais. Com a presença virtual de 230 pessoas, aconteceu a posse dos associados efetivos da Academia Brasileira Rotária de Letras (Abrol), seção Minas Gerais. O primeiro presidente, e um dos idealizadores desta entidade é o professor e escritor José Cimino, professor aposentado do Instituto Federal e membro da Academia Barbacenense de Letras e da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos.

Compuseram a mesa virtual oficial Geraldo Leite (presidente da Abril Nacional); Fauzi Haddad (governador do Distrito 4521); José Cimino (presidente da Abrol-MG Leste); Mário de Oliveira Antonino (decano do Colégio de Diretores de RI); José Alfredo Pretoni (ex-Diretor de RI); Danilo Sali Borges (presidente da Abrol de Brasília - academias do Brasil); Kathy Meneses (presidente da Academia Equatoriana de Artes e Letas, representando as Academias Rotárias da América Espanhola); Waldenir de Bragança (presidente de Honra da ABROL Nacional); Cláudia Maria Lello Scaglioni (presidente de Honra da Abrol-MG Leste); Antonio Carlos Jacob (governador Eleito do Distrito 4521) e Paulo Araújo (presidente do RC de Barbacena). Atuou como mestre de cerimônia na solenidade, o acadêmico Murilo Mattos.

A assembleia virtual teve a participação de todos os acadêmicos nomeados e foi presidida pelo Prof. Dr. Geraldo Leite, da Academia Brasileira Rotária de Letras da Bahia, que além de ser o dirigente da entidade em nível nacional, foi reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Escola Bahiana de Medicina, além de pertencer a instituições científicas e culturais do Brasil e exterior.

A sessão solene teve um momento cultural com a apresentação da cantora lírica barbacenense Tamyres Brandão.

Objetivo da Abrol/MG Leste

A Abrol/MG Leste tem por finalidade reunir rotarianos que se dedicam à literatura, artes e em preservar a memória através da escrita e da cultura. “As academias rotárias já instaladas em várias regiões do Brasil buscam formar acervos de registros documentais relevantes dos clubes e seus filiados no Brasil e no exterior. Outro objetivo é incentivar o estudo da Língua Portuguesa, com destaque àqueles países lusófonos, assim como naqueles onde existam academias rotarianas de letras em língua espanhola como acontece na Argentina, Bolívia e Chile”, enfatizou José Cimino.

História da Fundação da Abrol/MG Leste

A ideia de se criar uma Academia Brasileira Rotária de Letras ocorreu por iniciativa do atual presidente do Rotary Club Barbacena, Paulo Araújo, que teve o apoio irrestrito do governador do Distrito 4521, Fauzi Haddad (também imortal da Abrol MG).

O primeiro quadro de acadêmicos e patronos, que conta com 37 associados, além de representantes dos clubes de Barbacena, tendo em seu quadro de filiados rotarianos de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Viçosa, Congonhas, Santos Dumont e Muriaé.

José Cimino destacou que coube a cada acadêmico escolher o patrono que nomearia a Cadeira ao qual fora indicado. “Para tanto, cada associados deveria escolher um rotariano ou rotariana já falecido e com relevância histórica nos clubes. Uma forma de homenagearmos pessoas que estiveram nas fileiras rotárias e que contribuíram, com seus conhecimentos e trabalho em prol de causas humanitárias  Um incentivo de reconhecimento e para fortalecermos os vínculos entre o presente e o passado, resgatando histórias, reconhecendo personalidades de nossas cidades, além, claro das ações sociais realizadas pelo Rotary”, enfatizou.

COMENTÁRIOS