Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Animais melhores através da inseminação artificial
10/09/2021 14:04 em Notícias Gerais

Doze jovens produtores de leite de Brasilândia de Minas buscaram o curso de Inseminação Artificial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES para promover o melhoramento genético de seus rebanhos através dessa técnica. O curso foi feito com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Brasilândia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o instrutor Élcio Borges, com a evolução genética dos rebanhos os produtores trabalham com menos animais e mesmo assim obtém crescimento na produção. “Os animais nascidos a partir da inseminação artificial tem enorme potencial produtivo. Os produtores não precisam expandir área nem rebanho para obter aumento de produção e de renda”. 

José Reinaldo já pensa nos resultados

José Reinaldo Gonçalves, de 29 anos, é filho de produtor de leite e hoje já tem suas próprias vacas. “Esse curso vai fazer muita diferença pra nós. Aqui é uma cidade pequena, somos muitos produtores de leite, mas a gente sofre pra ter uma vaquinha de qualidade, custa muito dinheiro. O melhor caminho é fazer o melhoramento genético através da inseminação artificial”. 

O curso mostra todas as etapas do processo: reconhecimento do cio, horário adequado de inseminação, manipulação do botijão criogênico para retirada do sêmen armazenado, descongelamento do sêmen, montagem do aplicador e a inseminação propriamente dita. Aborda ainda os benefícios e as limitações do uso da inseminação artificial, as condições de manejo, sanidade, nutrição e controle para implantar a técnica nas propriedades e os recentes avanços na área, como o uso de sêmen sexado, IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e protocolos hormonais para indução de cio e ovulação de matrizes. 

Retomada 

O mobilizador do Sindicato de João Pinheiro, Adriano Cézar, destacou que a parceria com o município de Brasilândia de Minas foi retomada este ano e já beneficiou inúmeros produtores. “Depois de muitos anos, Brasilândia volta a ser contemplada com os cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, proporcionando conhecimentos essenciais para os produtores”. 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jarmerson Macedo, agradeceu pela parceria. “Está sendo maravilhoso. Através dessa parceria, estamos levando conhecimento, inovação e tecnologia aos nossos produtores”.

COMENTÁRIOS