Câmara de Muriaé assina termo de uso de terreno para construção de nova sede
08/10/2021 14:58 em Notícias de Política

O primeiro passo para a construção de uma nova sede da Câmara de Muriaé foi dado. Na manhã de hoje, sexta-feira, dia 8, o presidente da Casa, Afonso da Saúde (PTB), e o prefeito José Braz assinaram no Centro Administrativo o termo de cessão gratuita, por parte do município, do terreno onde futuramente será instalado o novo prédio do Poder Legislativo municipal.

A área cedida possui 3.600 m² e está localizada no final do prolongamento da Avenida Constantino Pinto (final da avenida).

Os principais objetivos do novo espaço são adequar aos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência previstos em lei e proporcionar mais conforto e segurança para servidores e melhor atendimento à população. O prédio atual foi construído em 1970 (portanto, há 51 anos), no mandato do ex-prefeito João Braz, e já não comporta mais o volume de serviços a serem prestados aos muriaeenses.

“O espaço atual da Câmara já está defasado e não comporta mais os serviços a serem prestados, bem como o número de vereadores e população a ser atendida. Muriaé já está em outro patamar em termos de economia e população, por isso, os muriaeenses merecem um local maior e mais confortável para acompanhar o trabalho do Legislativo. Essa é uma conquista de todos”, destaca o presidente. “Agradeço o prefeito José Braz e o vice Marcos Guarino por esse ato conjunto em prol da população de Muriaé. Agradeço também a todos os meus colegas vereadores que aprovaram o projeto de lei autorizando o município a ceder o O secretário municipal de Administração, Edmar Rodrigues, falou sobre a importância da transmissão do termo porque o espaço ocupado pelo Poder Legislativo é incompatível com a necessidade da população. “O atual prédio da Câmara é inacessível às pessoas com deficiência e o Patrimônio Público Municipal precisa ser aprimorado e gerido com zelo e boa governaça. Desejo êxito à Câmara nessa empreitada de construir uma nova Casa Legislativa e que seja acolhedora à população muriaeense”.

A Secretaria Municipal de Obras auxiliará o Poder Legislativo na elaboração do projeto e orientação a otimizar a obra. “O prefeito José Braz pediu empenho e boa vontade em contribuir com os vereadores para que a nova Câmara Municipal seja moderna e acessível à nossa gente. Nossa secretaria estará lado a lado com o legislativo”, ponderou.

terreno para a construção da nova Câmara”, completa. 

As estruturas física, elétrica e hidráulica estão comprometidas. Constantemente o imóvel apresenta rachaduras e vazamentos. “Após estudos concluiu-se que uma reforma é totalmente inviável e não resolveria o problema. A maneira que encontramos foi construir uma nova sede, como tem sido feito em diversas Casas Legislativas na região e em todo o estado”, analisa Afonso.

“Com muito orgulho assinamos esse termo, para que a Câmara possa executar as obras dentro dos padrões que se necessita, tanto para os vereadores quanto para o público em geral”, diz o prefeito José Braz.

Além do presidente Afonso da Saúde e do prefeito de Muriaé, estiveram presentes na assinatura o diretor-geral da Casa, Genir Carneiro da Rocha, os vereadores Christian Tanus Bahia (PTB) Devail (PP) e Dr. Gerson Varella Neto (PSL), além de secretários municipais.

COMENTÁRIOS