Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Coletiva de Imprensa explica situação de emergência em Muriaé
08/01/2023 10:15 em Notícias de Política

O prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino, convocou coletiva de imprensa na manhã deste domingo, 08/01, para informar a situação de emergência, riscos e cuidados que a população precisar ter neste momento em que o leito do Rio Muriaé transbordou por conta da intensa chuva que cai no município desde a noite de sábado.

Ao lado do coordenador da Defesa Civil, Leandro Cunha; da diretora do Demsur, Maria da Consolação; dos secretários Vanessa Magalhães Azeredo (Desenvolvimento Social); Fernando Levati (Agricultura); Vanderléia Castro (Governo e Administração); assim como do procurador do Município, Dr. Eduardo Marge, e do diretor do Demuttran, Mário Brambila, explicou a situação grave que se encontra a cidade e que já recebeu telefonemas do governo de Minas Gerais que monitora a situação na Zona da Mata, em especial à cidade de Muriaé.

Dr. Marcos pediu à população que evite propagar notícias falsas ou sem procedência acerca da inundação de algumas vias. Ele destacou que a situação é delicada. “Estão acontecendo deslizamentos de encostas, queda de árvores e vias estão intransitáveis. Mas monitoradas pela prefeitura”.

Segundo Leandro, o volume das cabeceiras dos rios Muriaé e Preto vai provocar transtornos. “A situação é preocupante e são várias famílias atingidas e pode aumentar ainda mais neste domingo. Mas o monitoramento acontece e todas as pastas estão mobilizadas para atender a população”, disse lembrando que, “ao menor sinal de queda ou desmoronamento deixem o local e informem o mais breve possível os órgãos para avaliar e tomar as providências”.

Vanessa Azeredo, secretária de Desenvolvimento Social, lembrou que hoje são 54 pessoas abrigadas na cidade e outras monitoradas e assistidas. “As pessoas que estiverem nas áreas de risco procurarem um lugar seguro até que possamos desloca-las para áreas propícias e nos abrigos atuantes. Não arrisquem suas vidas, o bem maior de cada pessoa. Saiam se sentirem que o perigo é iminente”.

Maria da Consolação, do Demsur, explicou que o volume de chuva se mantém e o maquinário do departamento está trabalhando e de prontidão. “Vamos continuar monitorando e atuando onde acontecer. O abastecimento de água se mantém e não tivemos problema na captação e tratamento. Tivemos fatos pontual em rompimento da rede e de adutora, mas foi rapidamente restabelecida”, explicou.

Nas últimas horas, vários deslizamentos foram registrados no município, como no bairro Gaspar, na Rua 1º de Maio, no Encoberta, no bairro Cerâmica e na BR-356.

“Agradecemos o empenho do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e todos os servidores municipais que estão envolvidos neste trabalho para ajudar nossa gente neste momento de necessidade. O problema aconteceu, vamos atender emergências e depois recuperar e reconstruir vias, ruas e encostas. Neste momento é cuidar da vida do nosso povo”, explicou o prefeito Marcos Guarino.

COMENTÁRIOS