Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Férias: orientações para evitar acidentes com pipa e nas reformas
17/01/2023 13:13 em Notícias Gerais

Janeiro, mês de férias de escolares, período em que a criançada está em casa, cheia de energia e tempo livre. Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar: parques e campos abertos, longe da rede de energia, são os mais recomendáveis. Isso porque evita acidentes, que podem ser farais, e interrupção do fornecimento de energia. Em 2022, foram registradas pela Energisa mais de 70 ocorrências de pipas na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de 22 mil clientes.

 

Empinar pipas é uma brincadeira muito comum nessa época do ano, mas quando realizada próximo à rede elétrica pode trazer riscos. “As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado, já que pode provocar graves acidentes”, explica o gerente da Energisa Minas Rio, Anderson Rabelo.

 

 

 

Janeiro também é a época do ano em que muitas famílias aproveitam para ficar em casa e fazer aquela reforma em casa. Mesmo sendo um assunto que merece atenção, a Energisa sempre reforça a necessidade de manter o distanciamento seguro da rede elétrica. Isso porque, nas construções e reformas, não é raro encontrar improvisos que colocam em risco a segurança tanto para quem trabalha na obra como para os moradores. Por isso, a Energisa promove a ‘Parada da Segurança’, para alertar os profissionais da construção civil sobre os perigos de manusear equipamentos perto da rede de energia, além de orientar crianças e adolescentes para soltar pipa longe da rede elétrica. Nessas visitas, os colaboradores da Energisa orientam sobre a importância do uso dos EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, e necessidade do distanciamento seguro da rede elétrica. 

 

Ano passado, a Energisa Minas Rio Gerais identificou mais de 250 casos de obras que apresentavam risco nas cidades da área de concessão em Mina, além de conscientizar e conversar com proprietários de imóveis e profissionais da construção civil. Em casos de risco grave de acidente, as equipes da Energisa recomendam a paralisação da obra, reforçando a necessidade de conformidade às normas de segurança.

 

As ocorrências na rede elétrica com construção civil são causadas por equipamentos e materiais que encostam ou caem na rede de elétrica, o que podem provocar graves acidentes, além da interrupção de energia. “Nem todos sabem, mas um acidente pode acontecer mesmo sem haver o contato direto dos equipamentos com os fios. A proximidade de um equipamento ou ferramenta de trabalho com a rede pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando lesões ou até a morte do profissional”, acrescenta Rabelo.

 

Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:

 

 

  • mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
  • nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
  • ao realizar pintura de fachadas, ev​ite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica; 
  • a colocação de andaimes deve ser planejada e com distância segura da rede elétrica;
  • na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.
COMENTÁRIOS