Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Chiara Biondini é empossada como deputada estadual
24/02/2023 08:54 em Notícias Gerais

O compromisso com políticas públicas voltadas para a juventude foi enfatizado pela deputada estadual Chiara Biondini (PP) durante sua posse, na manhã desta quinta-feira (23/2/23), para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela foi eleita, no pleito de 2022, como a parlamentar mais jovem da história do Estado.

Segundo o Regimento Interno da ALMG, a posse dos parlamentares estaduais pode ocorrer até 30 dias depois da primeira Reunião Preparatória de Plenário da legislatura.

No caso de Chiara Biondini, ela não tinha tomado posse com os demais 76 parlamentares no dia 1º de fevereiro porque ainda não tinha 21 anos de idade completos naquela data, o que ocorreu nesta quarta (22).

Em seu discurso, a parlamentar afirmou ser engajada com a política em sua vertente mais nobre que é a busca pelo bem comum. Também disse que vai atuar para que os jovens possam ter esperança de um futuro melhor, com iniciativas voltadas para a promoção de trabalho e do ensino da educação financeira nas escolas.

A deputada atribuiu sua vitória, sobretudo, ao reconhecimento do sobrenome Biondini. Ela é filha do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), sobre quem disse estar orgulhosa de seguir os passos na vida pública.

Além disso, contou que percorrer o Estado e conhecer as suas diversas realidades também foi importante para sua eleição. Na campanha, ela chegou a ir em cerca de 300 cidades. Chiara Biondini teve 34.126 votos em mais de 700 municípios, conforme relatou. “Fui votada de Montalvânia (Norte de Minas) a Poços de Caldas (Sul de Minas)”, disse.

A parlamentar ainda afirmou que a posse é um momento muito especial e agradeceu a sua família e a todos os que se envolveram com a sua eleição.

De acordo com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), a posse da parlamentar torna a Assembleia ainda mais diversa.

Ele ressaltou que Chiara Biondini é a deputada mais jovem da ALMG, assumindo seu primeiro mandato assim como o deputado Dr. Maurício (Novo), que é o mais idoso, aos 73 anos.

Tadeu Martins Leite também destacou que Chiara Biondini passa a completar a maior bancada feminina da história da Assembleia, composta por 15 mulheres.

Por fim, enfatizou que a política permeia toda a vida de Chiara Biondini. Ele disse que a posse da deputada nesta quinta (23) o fez lembrar do que sentiu quando assumiu seu primeiro mandato em 2011, aos 23 anos: entusiasmo, expectativa e uma enorme responsabilidade para com os mineiros.

O secretário de Estado de Governo Igor Eto representou o governador Romeu Zema (Novo) na cerimônia. Ele disse que o governo está aberto à deputada para que haja construções conjuntas.

 

Mesa da solenidade

 

Além das autoridades citadas, também compuseram a mesa da cerimônia de posse o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a defensora pública-geral, Raquel Gomes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Diniz; e o 1º secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL).

COMENTÁRIOS