Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Aprendizado para produtores de leite em Vazante
25/04/2023 07:01 em Notícias Gerais

ELCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS

Equipe técnica do Sistema Faemg Senar e parceiros deram boas-vindas aos produtores

“Foi uma das melhores experiências como produtor de leite. Recebi informações importantes para a produção de alimento para gado, um dos maiores desafios”. O sentimento de gratidão e satisfação é de José Robson Melo, produtor rural em Vazante, região Noroeste de Minas. Ele foi um dos 120 pequenos produtores de leite que participaram do Dia de Campo do ATeG Balde Cheio. 

A iniciativa do Sistema Faemg Senar foi realizada na última semana em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Vazante e Região (Advaz), Prefeitura de Vazante, Sicredi, Copasa, Sicoob Credivaz e Nexa. “A dinâmica foi excelente, começando com as palestras e terminando com a visitação à campo. Parabéns pela organização e obrigado pela oportunidade”, sintetizou José Robson. 

José Robson compartilhou os aprendizados obtidos no Dia de Campo

As atividades do Dia de Campo foram realizadas no sítio Olhos D’água. A programação foi mediada pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho. Junto dele, um time de peso entrou em campo para tratar de assuntos atuais da pecuária leiteira. 

“O Dia de Campo proporciona ampla difusão de conhecimentos. Abordamos temas relevantes para os produtores de leite, complementando as informações que eles recebem durante o ATeG Balde Cheio, já que a maioria deles está sendo assistida pelo programa. Nosso intuito é apresentar detalhadamente os casos de sucesso para orientar outros produtores a tomar decisões assertivas, melhorando o processo produtivo e aumentando a renda familiar”, destaca Sérgio Coelho. 

Na abertura, o consultor máster do ATeG Balde Cheio, Walter Ribeiro, apresentou o cenário atual e as perspectivas para a bovinocultura de leite em Minas Gerais. Na sequência, os técnicos do programa ministraram palestras acerca de intensificação de pastagens, qualidade do leite, manejo de capiaçu na bovinocultura leiteira, entre outros temas. 

Sistema de ordenha do sítio

No segundo momento do Dia de Campo, os produtores foram divididos em três grupos para visitas guiadas à propriedade do anfitrião, José Maria Furtado da Silva, que participa do programa ATeG Balde Cheio atualmente. Os visitantes conheceram de perto o sistema de manejo, nutrição e ordenha, com informações do produtor e da equipe técnica do Sistema Faemg Senar. 

Aprendizado

A produtora Vânia Guimarães, também de Vazante, afirmou que a programação agregou ainda mais valor ao trabalho já desenvolvido junto ao programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG. “Vimos na teoria e na prática o que realmente funciona na propriedade leiteira, além da troca de experiências com a equipe técnica do Sistema Faemg Senar e com os outros produtores”, compartilhou. 

Vânia afirmou que o Dia de Campo reforçou o aprendizado do ATeG

O Agente de Desenvolvimento Rural da Advaz, Wender Martins, endossou a importância dos aprendizados do Dia de Campo e agradeceu a oportunidade. “Um dia muito especial para nossos produtores, sendo contemplados com o Dia de Campo do ATeG Balde Cheio. Estamos muito satisfeitos com a adesão e participação expressiva dos produtores, comprovando a importância do programa para eles”.

O produtor José Maria Furtado da Silva declarou estar honrado com o evento realizado em sua propriedade. “É um prazer imenso servir de exemplo para tantos produtores. O Sistema Faemg Senar e a Advaz são meus parceiros desde que comecei a produzir leite. Se hoje estou com a propriedade bem organizada, produzindo o próprio alimento para o gado, com a qualidade do leite dentro do exigido, é graças à assistência do ATeG Balde Cheio”, sintetizou.

COMENTÁRIOS