Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Energisa vai para as ruas e alerta sobre riscos de acidentes com a rede elétrica
19/05/2023 10:14 em Notícias Gerais

“Segurança está sempre em primeiro lugar. É por isso que compartilhamos com a sociedade os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica, por meio do projeto Cipa nas Escolas entre outras ações que a Energisa desenvolve”, comenta Valdecy Silva Barros Junior, supervisor da Energisa Minas Rio e também presidente da Cipa, em uma das regionais.

 

No bate-papo com a criançada pelas escolas onde passam, os técnicos da Energisa falam sobre o perigo de colocar objetos na tomada, mexer em fios, cabos ou extensões, e ainda sobre o uso do celular e tablet enquanto esses equipamentos estão carregando.

 

“Outro tipo de brincadeira que deve ser feita longe da rede elétrica é soltar pipa. É importante procurar locais abertos e distante da rede como campos de futebol e parques. Ou seja, as crianças precisam compreender os riscos da eletricidade, dentro e fora de casa, para se divertirem com segurança. Estamos sempre preocupados com a segurança das crianças e jovens que, muitas vezes sem ter a noção do risco iminente de um choque elétrico, brincam perto das redes.”, explica Valdecy. Dicas de construção civil e ligações irregulares também são abordadas. Afinal, as crianças se tornam multiplicadoras dessas orientações entre amigos e família.

 

Mensalmente 16 escolas são visitadas pelos colaboradores da Energisa e, em média, 1.600 alunos recebem as orientações dos benefícios e riscos quando o assunto é energia elétrica.

 

Felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, porém o risco é iminente. Diante disso, a Energisa Minas Rio, preparou algumas orientações importantes sobre o tema:  

 

  • procure espaços como parques, praças e áreas abertas para brincar com segurança; 
  • jamais solte pipa próximo à rede elétrica e não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;  
  • nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;  
  • não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;  
  • não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;  
  • alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.

 

Alerta também na construção civil

No último mês, equipes da Energisa Minas Rio estiveram empenhadas em mais uma ação especial de conscientização: 50 colaboradores, distribuídos em 18 equipes, estiveram em 40 cidades para alertar a população, profissionais de estabelecimentos comerciais – principalmente lojas de materiais para construção civil – e trabalhadores em obras sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica.

 

De acordo com Luana Cruzué, técnica de Distribuição da Energisa, “o objetivo é estar mais perto da comunidade. Por isso, a iniciativa faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária, com o intuito de despertar a comunidade sobre o risco real de realizar serviços ou brincadeiras próximos à rede elétrica. Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, alerta.

 

 


 

 

A responsabilidade é de todos. Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:

 

  • mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões, andaimes e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
  • nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
  • ao realizar pintura de fachadas, ev​ite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
  • na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.
COMENTÁRIOS