Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Defensoria Pública de Minas abre inscrições para o I Encontro do Fórum Aborto Legal
13/09/2023 16:43 em Notícias Gerais
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (ESDEP) e da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), em parceria com a Rede Feminista de Saúde, Legaliza MG e Secretaria Estadual de Saúde, sediará o I Encontro do Fórum Aborto Legal.

O evento ocorrerá no dia 22 de setembro (sexta-feira), no auditório da Unidade I da Defensoria Pública, das 8h30 às 12 horas, de forma presencial, e terá também transmissão ao vivo via Teams. As inscrições serão realizadas até 20/9/2023. Clique aqui para se inscrever.

O I Encontro do Fórum Aborto Legal terá como tema “A conjuntura atual do aborto legal, a construção de boas práticas e o combate à desinformação, contornando as barreiras para o acesso”.

A mesa de abertura contará com representantes do grupo impulsor do Fórum: defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG; Raiz Policarpo, ativista da Frente Mineira Legaliza; Laura Rayne Miranda Mol, servidora da Secretaria de Estado de Saúde, especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) e referência técnica com a temática de Políticas Públicas de Saúde para Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes de Violência Sexual.

A defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves será a mediadora do debate. Participarão como facilitadoras Helena Borges Martins da Silva Paro, médica ginecologista e obstetra, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora geral NUAVIDAS HC/UFU/EBSERH; e Renata Regina, militante feminista.

O que é o Fórum

O Fórum Aborto Legal/MG, criado em 2022, se propõe a ser um espaço de diálogo e troca de experiências no que se refere à garantia do direito à realização do aborto nos casos juridicamente autorizados, bem como às questões atinentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva que esse tema abarca.

O objetivo é fortalecer a comunicação sobre as políticas públicas e os serviços instituídos entre profissionais de saúde, instituições públicas, gestores de políticas de saúde sexual e reprodutiva, ativistas de movimentos sociais feministas e sociedade civil em geral, além de articular medidas que visem aprimorá-los, tendo como diretrizes a universalidade, a qualidade e a humanização do atendimento prestado.

 

COMENTÁRIOS