Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura entrega do Ponto de Apoio à Saúde na comunidade Santa Lúcia-São Tomé
27/12/2023 21:32 em Notícias Gerais

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Saúde, fez na noite desta quarta-feira, 27 de dezembro, a entrega oficial do Ponto de Apoio à Saúde da UBS Dr. Antônio Rogério de Castro da comunidade Santa Lúcia / São Tomé.

O antigo Posto de Saúde funcionava dentro da escola municipal Dr. Antônio Rogério de Castro em uma sala sem infraestrutura e, por este motivo, a Secretaria Municipal de Obras Públicas providenciou reparos internos no antigo espaço criando sala para consultas e recepção aos usuários.

Esta unidade funcionará de 15 em 15 dias, com atendimento médico e contará com o trabalho da técnica de enfermagem Janaína Lúcia de Oliveira; a agente comunitária Natânia Teixeira Faria e o médico Dr. Felipe Matos. O posto será coordenado pela enfermeira Natayna Souza, que responde pela unidade de Belisário.

Basicamente o Ponto de Apoio a Saúde vai levar atendimento médico de 15 em 15 dias mais próximo da comunidade Santa Lúcia. Nesta unidade serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatites B e C; aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta de preventivo.

 

 

Presenças à inauguração

O prefeito Dr. Marcos Guarino estava acompanhado das secretárias municipais de Saúde, Luiza Agostini de Andrade; de Governo, Vanderléia Castro; de Direitos Humanos, Tatiana Rangel Viana; de Educação, Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro e do secretário de Agricultura, Fernando Levati. Ainda o adjunto de Saúde Vítor Dias.

Ainda estavam presentes o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Santa Lúcia/São Tomé, Wilmar Veiga (Pedro); Dª Nina Campos, representando os moradores de Belisário e os filhos do Dr. Antônio Rogério de Castro; Aloísio, Carlos Alberto e Nelson, além do vereador Afonso da Saúde. 

 

Dr. Antonio Rogério de Castro

 

A Escola Municipal da Comunidade de Santa Lúcia/São Tomé foi inaugurada no ano de 1982 e recebeu o nome do médico Dr. Antônio Rogério e foi construída em terreno doado pela viúva do médico, Lúcia Polastri Castro. Mateus Balbino, morador de Belisário, fez a leitura do currículo do homenageado, falando das suas raízes e ligações com Muriaé e com a comunidade de Belisário. Os filhos ainda residem em Muriaé e tem grandes laços como distrito.

 

COMENTÁRIOS