Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Inaugurado em Muriaé o Mercado Municipal Jorge Féres
11/04/2024 09:37 em Notícias Gerais

Fechado em setembro de 2019 o Mercado do Produtor rural Alberto Dala Paula Filho foi reaberto com estrutura de um Mercado Municipal á altura dos comerciantes que trabalharão naquele espaço. O galpão que servia de abrigo á uma feira semanal, aos sábados, foi demolido pela gestão anterior. Problemas estruturais e espaços sem a menor condição levaram a obra a ser embargada.

Porém, em 2023 as obras foram retomadas e o prédio reconstruído pela atual administração municipal que não mediu esforços para transformar o local em um espaço público condizente com os trabalhadores que ocuparão aquele mercado.

A Prefeitura de Muriaé inaugurou, na noite de quarta (10) o prédio que abrigará o mercado. Serão 84 boxes, 60 na parte de baixo e 24 na parte de cima. O prefeito Marcos Guarino lembrou que o espaço, além de beneficiar os produtores e comerciantes, vai contribuir para o fortalecimento do comércio na região central.

A construção conta com dois pavimentos. No térreo são 60 boxes e pavimento superior, 24 boxes. Boxes estes que serão distribuídos e destinados às mais diversas finalidades como: venda de quitanda, comercialização e exposição de artesanato, empório e mercearia, piscicultura, venda de produtos pet, floricultura, açougue, dentre outros.

Também terá espaço dedicado para lanchonete e restaurantes, além de serviço de atendimento bancário e alguns serviços públicos municipais.

O novo Mercado Municipal conta com áreas de convivência, banheiros e fraldário (espaço família) em ambos os pavimentos, além dos ambientes técnicos como Depósito de Material de Limpeza, sala de Administração e monitoramento.

A edificação pode ser acessada por todos os lados, pelas quatro fachadas, e internamente pode-se transitar pelos corredores, escadas e elevadores livremente. Toda a edificação foi projetada para receber todos os usuários, sendo acessível universalmente.

De um modo geral, os detalhes como iluminação, os efeitos dos vitrais, a pintura dos painéis internos, os mobiliários e paisagismo foram pensados para fornecer uma experiência agradável aos usuários e trabalhadores. Os boxes foram pensados de forma que cada concessionário pudesse personalizá-lo internamente conforme sua demanda. Eles contam com instalações básicas como: pontos de energia elétrica, iluminação e instalações hidrosanitárias. As paredes foram pintadas pela artista plástica, Talita Kutialski com figuras que remetem o que o espaço irá proporcionar.

 

Jorge Féres

 

Mais de 500 pessoas estiveram presentes no ato inaugural do Mercado Municipal Jorge Féres, em homenagem a um produtor rural que amava Muriaé, foi venerável mestre da Loja Maçônica Missionários da Luz; provedor da Casa de caridade Hospital São Paulo e ajudava quem necessitava.

Familiares de Jorge Feres relembraram a trajetória dele como profissional. Falecido em 2008 aos 72 anos, teve em sua trajetória o trabalho incansável. Começou buscando alimentos no norte de Minas e no Estado do Rio de Janeiro na década de 50, ele comercializa em Muriaé. Fundou empresas e atuava na política do município, mesmo que de forma indireta.

 

Alberto Dala Paula Filho

 

O Mercado do Produtor Rural Alberto Dala Paula Filho ocupou por anos este espaço. Ele foi um dos primeiros feirantes de Muriaé a se estabelecer fisicamente neste espaço. Ele foi um produtor rural de fumo, comercializava e vendia e foi um dos incentivadores da venda direta do produtor para o consumidor. Teve seis filhos. Alberto, Adilson, Ailton, Ailson, Marinilza e Nilson Paul Dala Paula já falecido. Destes, três se encontram presentes nesta solenidade.

 

Ocupação dos Boxes

 

Os interessados a ter acesso a um dos boxes deverão concorrer através de um edital lançado nesta quinta-feira pelo Departamento de Licitações e disponível no site da prefeitura de Muriaé.

O prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino e o secretário de Administração, Danilo Murta, assinaram o edital da licitação para que comerciantes em Muriaé possam tomar conhecimento do termo de permissão para ocupar espaço no Mercado Municipal. São 84 boxes a serem licitados.

A permissão para se instalar no local tem validade de 10 anos podendo ser prorrogado por mais 10 anos. As vagas são distribuídas em diversos ramos de atividades, como, por exemplo, restaurantes, cervejarias e hortifrutigranjeiros.

O permissionário deve pagar em média, ao mês R$ 13,66 pelo metro quadrado utilizado. Após a finalização do processo de licitação, os vencedores terão até 60 dias para concluir a instalação e iniciar as atividades.

COMENTÁRIOS