Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Energisa esclarece dúvidas sobre iluminação pública e poda de árvores
Notícias da Zona da Mata
Publicado em 01/08/2024

A Energisa reuniu na última segunda-feira, 29/07, representantes dos órgãos municipais de Além Paraíba, Cajuri, Cataguases, Ervália, Eugenópolis, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Nova Friburgo, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Miguel do Anta, Senador Firmino, Simonésia, Sumidouro, Ubá e Visconde do Rio Branco para esclarecer dúvidas sobre o setor elétrico e as atribuições da distribuidora. Um dos compromissos da Energisa é entender as necessidades dos clientes e buscar a excelência dos serviços prestados.

ntre os assuntos abordados: investimentos de R$ 227, 3 milhões para toda a área de concessão da distribuidora, obras e melhorias da rede, ligações provisórias para festas e eventos, projetos de eficiência energética, ações de segurança com a comunidade, além das responsabilidades de iluminação pública e poda, já que a muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a quem recorrer nessas situações. 

 

 

Por verem a taxa de iluminação pública na sua conta mensal de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública na sua cidade. Mas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determinou que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, das prefeituras.

E quanto à poda de árvores que interferem na qualidade da energia, a Energisa ressalta que planejar o plantio de árvores adequadas ao convívio com as redes elétricas e realizar podas preventivas para evitar o avanço de galhos na estrutura elétrica são ações importantes para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para realizar esta atividade. A Energisa só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os fios já estão muito próximos à rede elétrica.  

ale destacar que quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos aos cabos da rede elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada para realizar a retirada dos galhos com segurança, visto que seus times possuem capacitação específica para intervir neste tipo de situação.

 

Comentários