Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
EMEI PROFESSORA ZÉLIA BARROS CARNEIRO COMPLETA SEIS ANOS E TEM FESTA ESPECIAL
11/11/2017 20:25 em Notícias da Zona da Mata

por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

Bodas de Açúcar da EMEI Professora Zélia Barros Carneiro

 

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zélia Barros Carneiro, mais conhecida como Próinfância, foi inaugurada em 11 de novembro de 2011, em Muriaé, na Vila Cavalier, bairro Aeroporto. Atualmente trabalham cerca de 40 profissionais e atendem cerca de 220 crianças com idades que variam de zero a seis anos.

Para marcar os seis anos de fundação, Bodas de Açúcar, a direção da escola programou a inauguração de uma fotografia e breve currículo da educadora que fez da sua vida o fiel do ensinamento e aprendizado, tendo passado diversas personalidades por suas salas de aula.

O filho da professora Zélia Barros Carneiro, médico Cláudio Renato Barros Carneiro, e a esposa advogada Ana Paola Medeiros de Oliveira Carneiro.

E a presença da secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria Conceição Rodrigues (Tia Nininha) foi um marco importante para as profissionais da instituição que prepararam uma festa especial que contou até com uma “peça teatral” criada e interpretada pelas próprias professoras. “Aqui nós colocamos o coração em prática. São crianças que estão tendo o primeiro contato com a educação e, por isso, damos uma atenção especial”, explicou nininha.

A diretora da escola, Miriam Sueli Ramos de Vasques, mais conhecida como Mirinha, falou em nome da instituição e agradeceu às diretores que a antecederam e falou da importância da educação na vida das pessoas e que, nas séries inicias é mais do que necessário. “A educação do professor nesta fase é primordial para que as crianças possam ter amor pelo aprendizado e, é uma honra para mim estar à frente da escola no momento em que ela inaugura a fotografia da professora Zélia Barros Carneiro”, explicou.

O médico Cláudio Renato Barros Carneiro disse à nossa reportagem que é um orgulho para a família, ter o nome da mãe em uma instituição educacional. “Sem educação o Brasil não vai a lugar algum e minha mãe viveu para ensinar e, hoje, sentimos orgulho em estar aqui, inaugurando uma foto da minha mãe e contando um pouco desta história fantástica. A família só tem a agradecer”.

Para ele, o mundo não estaria em guerra constante e o Brasil não estaria sofrendo tanto se a educação estivesse um pouco mais levada a sério. “O mundo seria outro e, nós seríamos mais respeitados como cidadãos”, enfatizou.

O vereador Jair Abreu (PT) esteve presente e, como educador e representante do povo, pode falar sobre a educação na vida das crianças e a importância que foi a professora Zélia Barros Carneiro para a educação de Muriaé.

Já a coordenadora do Procon, Marília Maria da Fonseca, é moradora do bairro e a irmã trabalha na instituição. “Tenho uma ligação forte com esta escola. Minha irmã, Izilma, é profissional aqui e ela é vice-diretora, portanto sabemos o quanto estas profissionais aqui da escola amam esta instituição. Elas se desdobram e se dedicam com carinho a esta escola”.

Após o descerramento da fotografia e do breve currículo, a instituição ofereceu um café da manhã para os convidados e profissionais que trabalham na instituição e, para os alunos e pais que compareceram, foi servido um lanche especial e foram realizadas diversas atividades para marcar os seis anos da EMEI professora Zélia Barros Carneiro.

A ideia de ter a foto da professora na escola foi levada aos demais profissionais da instituição pela professora Beatriz Dornelas, que cuidou dos contatos com o médico Cláudio Renato e incentivou as demais colegas.

A EMEI oferece o ensino regular: creches de Período Integral e de Meio Período; Pré-Escolas de Período Integral e de Meio Período para 220 crianças.

A estrutura possui acessibilidade para pessoas com deficiência, parque infantil; berçário e conectividade com a Internet.

 

O teatro foi encenado pelas professoras Beatriz, Patrícia, Eliza, Elisamara, Nilma e supervisora Mirian apresentaram a história "João e Maria”.

COMENTÁRIOS