Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
POEIRA E DOR DE CABEÇA AOS MORADORES DA RUA PROFESSOR CARVALHO NO CENTRO
27/01/2018 16:20 em Notícias da Zona da Mata

por LUCIANA ARCHETE

Jornalista Mg19681JP

 

Uma obra realizada para troca da rede de Esgotos, por parte do Departamento Municipal de Serviços Urbanos (Demsur), na rua Professor Carvalho, Morro do Castelo, Centro de Muriaé, deixou alguns moradores revoltados, principalmente com o aumento da conta de água no período.

O consumo aumentado por parte dos moradores, foi devido à sujeira provocada com a falta de asfalto e, por conseguinte, o valor pago pelos moradores das imediações.

A equipe da Rádio Cidadã esteve no local e comprovou que as contas apresentadas aumentaram gastos, umas indo de 20 m³ para 31m³ e, outras de 18m³ a 20m³ para 26m³.

Os moradores explicaram que tiveram que gastar mais, pois tinham que lavar a casa mais de uma vez por dia, principalmente para retirar a poeira provocada pelos veículos que circulavam na via. “Tinha dia que tínhamos que lavar mais de uma vez. Fomos até o Demsur e o que ouvimos é que podemos parcelar a conta, mas não é o que desejamos, precisamos de um desconto, assim como foi feito com moradores de outras áreas na cidade que se viram prejudicados por obras do Demsur”, explicou Rosane Gusman, moradora do local.

A nossa equipe esteve, também, na residência de Angelina e Ana e, elas mostraram panelas e piso cheios de poeira. Segundo elas, as panelas foram lavadas na sexta-feira, 26 de janeiro e, na manhã de sábado, 27, já estavam empoeiradas. “Temos que lavar todos os dias e, em alguns casos, mais de uma vez”, explicaram.

Segundo Rosane Gusman, após concluir o asfalto, mais uma dez dias ela deverá gastar para que deixe sua casa totalmente limpa. “Isso da escadaria para dentro de casa. Terei que cuidar parte a parte e acho que ainda vou gastar mais agua”, disse ela.

 

ASFALTO SENDO REFEITO

 

Durante a visita da reportagem aos moradores era observado que equipes da secretaria municipal de Obras estavam no local refazendo e recompondo o asfalto.

Segundo o secretário de Obras, Aderbal Fernandes, a obra do Demsur recompôs a Rede de Esgoto da via e, após concluir o serviço, foi necessário aguardar a compactação da área e passar o período de chuva para que o serviço não fosse prejudicado. “Nesta semana autorizamos o início da obra no local e acreditamos que deve ser concluído no máximo na terça ou quarta-feira”, disse Aderbal.

Segundo ele o problema da Rede de Esgoto foi resolvido e os moradores não terão mais problemas como ocorreram no passado. “Foi um grande serviço feito pelo Demsur e um dos pedidos do prefeito para que se resolvesse de uma vez esse problema. Mas, a demora deixa os moradores chateados, mas foi para fazermos o certo e não para termos que fazer e refazer depois. Acreditamos que eles notarão estas melhorias, sem dúvida”, explicou.

 

DESCONTO NA CONTA DE ÁGUA

 

Moradores da rua Professor Carvalho foram ao Demsur pedindo desconto pelo aumento do consumo, mas não conseguiram e foram informados que poderiam parcelar.

Eles até tentaram explicar que outros descontos foram oferecidos a moradores de outros bairros, mas não há uma lei específica que trate do assunto, o que existiram foram leis específicas para atender a determinados moradores de locais pontuais onde ocorreriam intervenções.

No mês de março de 2016 o então prefeito Aloysio Aquino autorizou o Demsur a conceder isenção de até 50% da tarifa de água nos locais afetados pelas obras de infraestrutura de rede pluvial e esgotamento sanitário. Esta lei foi criada para beneficiar moradores das ruas Belisário e Pirapanema no bairro da Barra.

Em 25 de abril a então presidente da Câmara, Helena Francisca, promulgou lei (5.166/2016) autorizando o Demsur a conceder desconto devido a serviços de infraestrutura executados nas ruas Vicente Cascelli, João Dornelas, Wilson Amaral e Nicola Cascelli, no bairro Dornelas.

 

Por este prisma é necessário que o Prefeito de Muriaé, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos envie à Câmara proposta concedendo redução de tarifa pelo período que a obra provocou os transtornos.

Ouça entrevista comple dos moradores e a resposta do secretário de Obras, de Muriaé, Aderbal Fernandes.

Veja, abaixo, cor da água que sai das residências devido à poeira provocada pelos veículos.

COMENTÁRIOS