Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
O Desafio do Controle Populacional dos Animais nas Ruas de Uberlândia
27/04/2018 10:17 em Notícias Gerais

Por Léia Dornelas

 Fotos: Denilton Guimarães

Com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Breno Lintz, o presidente da SOS Pet, Henrique Silva, o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB/MG, Volney Freitas Vasconcelos, a Professora Doutora Sueli Carneiro de Almeida Ribeiro, Delegada do Conselho de Medicina Veterinária de Uberlândia e a presidente da Gatomia, Juliana Trigo, o vereador Ronaldo Alves presidiu a Audiência Pública na Câmara Municipal, que debateu com representantes de instituições e ONGs, cuidadores e interessados na proteção e defesa de animais, o Desafio do Controle Populacional dos Animais nas Ruas de Uberlândia, na noite de ontem (26).

Segundo o promotor, “um investimento de 0.01% do orçamento anual do município é suficiente para promover a castração de 36 mil animais”. O recurso, em torno de R$2,8 milhões, finalizaria de uma só vez o problema atual da demanda.

A audiência, decorrente das várias solicitações ocorridas nos últimos meses no gabinete de Ronaldo Alves, foi o instrumento para ouvir as partes envolvidas na questão.

Entre as dificuldades para a castração dos animais de ruas, as principais consequências apontadas foram os atropelamentos, a proliferação de doenças, o abandono e o aumento do número de animais deficientes.

Apoio municipal para mutirões consecutivos de castração e um centro cirúrgico municipal, clínicas itinerantes de atendimentos nos bairros, mais vagas e disponibilidade de fichas aos protetores e à população para a castração pela Zoonoses, sensibilização das pessoas para a adoção, investimento na educação através de orientações e informações à população sobre a importância da esterilização dos animais, convênios do município com hospitais e clínicas veterinárias, foram algumas das sugestões apresentadas.

Os depoimentos coletados, as sugestões e experiências discutidas serão a base para o Projeto de Lei que o vereador apresentará à Câmara, em maio. “Precisamos nos sensibilizar para esta situação que exige uma política pública imediata e definitiva. Mas, isso envolve uma decisão em âmbito executivo e um trabalho cooperativo entre o legislativo, o judiciário, o governo municipal e a sociedade como um todo. Conto com o apoio de todos os vereadores para esse propósito e agradeço aos presentes e representados nesta audiência”, ressaltou Ronaldo Alves ao finalizar o evento.

COMENTÁRIOS