Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MDB pode ter candidatura própria
02/05/2018 20:00 em Notícias Gerais

Com 353 votos a favor, 12 contra e um em branco, o MDB de Minas Gerais decidiu que terá candidato próprio nas eleições ao governo do Estado. A escolha foi feita após as prévias do partido, nesta terça-feira, em um hotel da Região Nordeste de Belo Horizonte.

 

O partido tem três pré-candidatos ao executivo mineiro: Antônio Andrade (presidente do MDB estadual e vice-governador), Leonardo Quintão (deputado federal) e Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

O MDB decidiu também que irá lançar um nome para o Senado. Colocaram-se à disposição para concorrer o prefeito licenciado de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e o prefeito licenciado de Ipatinga, Sebastião Quintão.

A decisão sela o rompimento na aliança entre o MDB e o PT em Minas Gerais e com o governo de Fernando Pimentel (PT). Logo após o evento, Antônio Andrade defendeu que os filiados deixem os cargos atualmente ocupados no governo. Ele disse ainda que não vai renunciar ao cargo porque "foi eleito democraticamente".

Não se sabe quantos cargos o MDB tem no governo Pimentel, mas filiados à legenda comandam quatro secretarias: Saúde, Agricultura, Cultura e Cidades e Integração Regional.

Entre os 13 deputados estaduais e cinco federais, apenas quatro compareceram ao evento realizado em Belo Horizonte. Para Antônio Andrade, a baixa representatividade parlamentar na votação se deveu a compromissos assumidos anteriormente, além do feriado do Dia do Trabalhador.

Nem mesmo Adalclever Lopes – pré-candidato e até então defensor da aliança com o PT – esteve presente. Andrade afirmou, no entanto, que eles conversaram ao telefone e o colega de partido explicou as razões da ausência.

COMENTÁRIOS