Na oportunidade, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, disse que hoje é uma data histórica porque marca a valorização de juízes de 1º grau que passam a ter a oportunidade de atuar no 2º grau, com status de desembargador. O presidente frisou que a escolha se pautou em critérios objetivos e os escolhidos são magistrados altamente qualificados.

O juiz Glauco Eduardo Soares Fernandes, do 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, irá atuar como desembargador convocado na 2ª Câmara Criminal, na vaga deixada pelo presidente Nelson Missias de Morais. A vaga da 2ª Câmara Cível, surgida com a posse do desembargador Afrânio Vilela como 1º vice-presidente do TJMG, será preenchida pelo juiz Lailson Braga Baeta Neves, da 1ª Vara de Feitos Tributários do Estado.

O magistrado José Eustáquio Lucas Pereira, da 2ª Vara de Família da Capital, passa a ocupar a vaga deixada pela atual 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, na 5ª Câmara Cível. Já a vaga da 10ª Câmara Cível, surgida com a posse da 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer, será preenchida pelo juiz Maurício Pinto Ferreira, da 2ª Vara de Sucessões e Ausência de Belo Horizonte.

 

O juiz Octávio de Almeida Neves, da Vara Agrária de Minas Gerais, passa a atuar na 12ª Câmara Cível, na vaga deixada pelo atual corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca. E, o juiz Francisco Ricardo Sales Costa, da 10ª Unidade, irá atuar como desembargador convocado na 11ª Câmara Cível do TJMG, na vaga surgida com a posse do superintendente administrativo adjunto, desembargador Alberto Diniz Júnior.

 posse-desembargadores-01.jpg

Presidente Nelson Missias de Morais assina termo de posse dos juízes para atuarem como desembargadores no TJMG

posse-desembargadores-02.jpg
Os juízes Francisco Ricardo Sales Costa, Lailson Braga Baeta Neves, Octávio de Almeida Neves, presidente Nelson Missias de Morais, desembargador Maurício Torres Soares, juízes José Eustáquio Lucas Pereira, Maurício Pinto Ferreira e Glauco Eduardo Soares Fernandes
Reconhecimento
O juiz Francisco Ricardo Sales Costa comentou que sua indicação é um reconhecimento aos seus 24 anos de carreira e espera corresponder às exigências dessa nova fase que assume ao atuar na 10ª Câmara Cível. O magistrado Maurício Pinto Ferreira também agradece ao reconhecimento à sua dedicação ao Judiciário mineiro e espera aprimorar sua atuação com muita dedicação ao novo trabalho encaminhado pelo presidente do TJMG. O juiz Glauco Eduardo Soares Fernandes revela que sua expectativa quanto à nova atribuição é grande, principalmente por contar uma estrutura de 2º moderna. Almeja realizar um bom trabalho na 2ª Câmara Criminal.

O magistrado José Eustáquio Lucas Pereira comentou que se sente lisonjeado com a convocação para substituir a atual 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil. Trata-se, segundo ele, de um grande fardo a carregar, mas espera contribuir com seu conhecimento jurídico para corresponder às expectativas de seu trabalho no 2º grau do TJMG. O juiz Lailson Braga Baeta Neves também tem boas expectativas com o cargo e espera satisfazer às expectativas criadas.

O juiz Octávio de Almeida Neves recebe sua indicação com muita alegria, com muita fé e esperança de realizar um bom trabalho, mas não com surpresa já que conhece o presidente Nelson Missias de Morais e sabia que ele não faltaria ao juiz de 1º grau. Essa iniciativa, de acordo o magistrado, valoriza a carreira e aqueles que estão entrando não só os que estão a mais tempo. “Fico encantado com esse impulso à magistratura mineira logo no início da gestão do novo presidente”, finalizou.

Presenças

Vários desembargadores compareceram ao Gabinete do Presidente Nelson Missias de Morais para acompanhar a posse dos juízes atuarem como desembargadores. Entre eles, o 1º vice-presidente, desembargador Afrânio Vilela, a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, desembargador Maurício Torres Soares, juízes auxiliares e familiares dos empossados.