Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Secretária de Educação recebe prêmio de gestão que é concedido a quem pagar
06/08/2018 12:52 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Cada vez mais os governos municipais, em busca de destaque, acabam sendo enganados e com o dinheiro público. Isso mesmo! Além dos prefeitos, muitos secretários municipais e vereadores querendo se promover, pagam este “prêmios de destaque e merecimento”.

Golpes existem aos montes e, dois deles, Instituto Tiradentes e União Brasileira de Divulgação (UBD), estão sendo investigados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul pelos falsos prêmios que concedem.

Muriaé é um dos municípios cujo Poder Público Municipal se viu envolvido neste caso do UBD e, a secretária de Educação aparece na primeira fila, em filmagem de afiliada da Rede Globo como “recebedora” do tal prêmio de Gestão na Educação.

No mês de junho a Assessoria de Imprensa da Prefeitura divulgou nota, com destaque e ressaltando que a secretaria de Educação de Muriaé havia ficado à frente de diversos municípios mineiros. Agora vem uma reportagem em nível nacional, escancarar o golpe e mostrar, através de filmagens o diretor-proprietário do instituto alegando que fatura até R$ 50 mil em cada evento como este.

“Instituto premia gestora da Secretaria de Educação de Muriaé

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, receberá pela União Brasileira de Divulgação (UBD) o prêmio destinado aos 100 melhores secretários de educação do Brasil nos primeiros 180 dias da gestão em 2018. De acordo com o Instituto, a secretária de Educação de Muriaé ocupa a 27ª posição no ranking nacional e a segunda em Minas Gerais (à frente das cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Viçosa). A gestora foi avaliada e classificada de acordo com pesquisa nacional de utilidade pública realizada nas áreas de infraestrutura, transparência pública e responsabilidade fiscal da UBD, que tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país que atendem aos requisitos de excelência em gestão pública. A premiação acontecerá durante o 17º Seminário “Os melhores do Brasil por um Brasil melhor”, no dia 27 de julho, em Recife. Nininha afirma que esse prêmio é o resultado de “um trabalho sério e comprometido” dos profissionais da educação de Muriaé. “Atribuímos essa conquista ao trabalho de toda a equipe, de se unir pela educação, e ao apoio do prefeito Grego. Temos trabalhado com muita seriedade, transparência e honestidade pelos muriaeenses”, diz a secretária”. Esta a notícia enviada aos veículos de comunicação pela prefeitura.

 

Qual a credibilidade dessas instituições?

 

Não é admissível que órgãos sérios como prefeituras e câmaras municipais caiam na “pegadinha da famigerada UBD (União Brasileira de Divulgação)” e, muito menos que divulguem estes tais feitos e posicionamentos como conquistas e méritos, quando, comprovadamente são premiações fictícias.

O próprio diretor do instituto diz que realiza ligações (em torno de dez) para os municípios, para “maquiar” a premiação.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu inquérito para averiguar estes institutos “mequetrefe” que vem desde 2001 ludibriando prefeitos com uma suposta pesquisa de qualidade que os coloca entre os 100 melhores do Brasil.

 

Imoral e sem credibilidade

 

A instituição até existe e não há nenhuma lei que a impeça de homenagear prefeitos, vereadores e secretários municipais em encontros, geralmente promovidos a cada seis meses em hotéis ou centros de eventos, preferencialmente nas capitais do Nordeste, mas é preciso que o cidadão contribuinte e, principalmente, os “homenageados” saibam que isso não passa de um esperto mecanismo de obter lucros com a venda desses diplomas.

Não há levantamento de dados, não há uma planilha que meça e compare a atuação dos prefeitos e, muito menos, uma pesquisa entre eleitores para definir quem é o melhor entre todos.

Existe apenas um site institucional da UBD de baixa qualidade, que não diz nada, apenas nome dos Estados Brasileiros e de municípios, onde pode “linkar” aos sites das prefeituras.

 

Uma vergonha mostrada em rede nacional

 

Infelizmente pessoas de bem que esperar ser consideradas os melhores são presas fáceis para estes enganadores.

O problema é que, infelizmente, na maioria dos casos, o dinheiro do povo é usado para “bancar” estes fajutos diplomas e medalhas sem qualidade nenhuma.

 

Até um jumento foi reconhecido

 

Veja reportagem do jornal “Zero Hora”, sobre reportagem do Fantástico (Rede Globo) deste dia 5 de agosto de 2018.

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/grupo-de-investigacao/noticia/2018/08/jumento-esta-entre-os-premiados-como-prefeitos-nota-10-do-brasil-cjkhi68r900ut01murx2iyqhf.html

Abaixo fotos em reprodução do programa Fantástico (Rede Globo) e do jornal Zero Hora

 

COMENTÁRIOS