Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Bandeiras no Centro Administrativo precisam ser trocadas
28/01/2019 11:57 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE        

Jornalista MG19681JP

 

No mês de julho de 2018 a reportagem da Rádio Cidadã de Muriaé mostrou a situação das bandeiras do estado de Minas Gerais (totalmente rasgada) e a do município totalmente suja.

Após a reportagem publicada no dia 12 de julho, a prefeitura do município providenciou a troca das mesmas.

Passados seis meses da última troca de bandeiras, novamente os pavilhões estão em péssimo estado de conservação. A Bandeira Nacional, símbolo brasileiro, está deteriorada.

De acordo com lei específica, é proibido e considerado uma manifestação de desrespeito apresentar o pavilhão nacional ou municipal em mau estado de conservação. Os exemplares danificados devem ser entregues a qualquer unidade militar para serem incinerados no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.

O governo municipal acaba sendo omisso e “desleixado” com a bandeira nacional, do Estado de Minas gerais e a da cidade que está imunda. “É lamentável e uma tremenda falta de respeito. Nós já vamos completar meses assim, e o rasgo só cresce”, criticou um comerciante próximo ao local.

Quando uma bandeira brasileira fica velha ou danificada, ela deverá ser imediatamente substituída por uma nova e antiga deverá ser entregue ao exército, que queimará a antiga no dia da bandeira.

Lei Estadual de Minas Gerais 12304 de 1996 em seu Art. 4º determina que a “bandeira em mau estado de conservação será entregue em unidade da Polícia Militar para ser incinerada no dia 21 de abril, em cerimônia própria”.

 

COMENTÁRIOS