Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeito manda mudar Logomarca da Fundarte
22/03/2019 10:13 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista Mg19681JP

 

Um projeto votado e aprovado na Câmara Municipal de Muriaé, com pedido de Urgência, por parte do Poder Público chamou muito a atenção. Urgência para mudar a logomarca da Fundarte. Isso mesmo!

Mudar a logomarca de uma autarquia do município. Uma fundação.

Qual a urgência em se mudar esta logomarca?

Bom, o projeto, votado, aprovado e já sancionado em forma de Urgência, tem dois artigo:

Art.lº Fica instituída a logomarca da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé — FUNDARTE, com as representações dos signos “FUND” e “ARTE” e cinco linhas gráficas das seguintes cores: 02 (duas) linhas de 02 (dois) tons de azul, 01 (uma) linha de cor verde, 01 (uma) linha de cor laranja e 01 (uma) linha de cor lilás, conforme previsto no ANEXO ÚNICO desta

O segundo dispõe que a lei entrará em vigor, assim que sancionada. Nada mais, nada menos.

No entanto, o que chama a atenção é a forma descritiva como se expõe, de forma lúdica e até poética, a necessidade urgente de se votar esta mudança.

Porém, não foi aberto um edital convidando a sociedade a participar desta escolha da nova logomarca, abrindo espaço para que os artistas da cidade pudessem participar da elaboração.

Não se demonstra, por escrito, o criador, apenas, e tão somente, informa da necessidade desta substituição, de forma urgente.

Tudo bem que alguém, dentro da prefeitura, ou da própria Fundarte tenha capacidade para tal criação, mas deixar de lado a criatividade dos artistas locais, tolhindo-lhes a liberdade de poder opinar é ruim para uma sociedade democrática.

Mas, voltando à justificativa, publicaremos alguns trechos filosóficos sobre o descritivo das cores, disposição e traços até pueris da nova logomarca desta fundação.

“O poder das cores comunica mais que palavras. As formas gráficas criam associações na memória. A harmonia de um desenho desperta emoções. Por isso, muito mais que um “gosto pessoal” um logotipo deve ser visto como uma forma estudada por profissionais para conseguir captar a atenção e conquistar o público alvo”, Ioannes Konstantinnos em sua justificativa.

Ainda explica que “Este logotipo transmite duas mensagens principais em um mesmo espaço gráfico: as quatro primeiras letras - FUND — passam a idéia de seriedade da Fundação, de seu comprometimento e profissionalismo usando para isso uma tipografia de linhas retas e clássicas”, esclarecendo ainda que: “os quatro signos finais que formam a palavra ARTE transmitem toda a parte lúdica, criativa, sensorial e sentimental do logotipo começando já a partir da letra A que se encarrega de, em uma curva descendente, trazer as duas linhas azuis que se transformam em um rio estilizado, o Rio Muriaé. Acima desse rio, visualizamos uma linha laranja significando a terra onde tudo se constrói, onde se passa o intercâmbio coletivo, cultural e social de uma cidade. Vemos também uma fina linha azul representando a água que flui do rio canalizada pela mão humana que, assim como as políticas públicas, deve chegar a cada casa, a cada cidadão. Acima da linha laranja temos a curva em verde que representa o patrimônio ecológico da cidade, seus morros, matas e toda a natureza

viva que emoldura a vida urbana. A linha lilás que transpassa as linhas azuis — o rio — representa pontes físicas e simbólicas que a sociedade constrói para unir as margens, ligar opostos, transpor barreiras, reunir e integrar seja através do esporte, do turismo, da cultura”.

E, de forma até declamada, continua a justificativa feita pelo prefeito que “essas cinco linhas gráficas representam as cinco escolas de arte da Fundação. São cinco linhas que lembram uma dança de cores, que lembram a harmonia da música, que remetem às artes visuais, que falam aos olhos e lembram a alegria, o poder da criatividade, o movimento de altos e baixos da vida, e trazem o otimismo e a vibração que deve envolver cada pessoa no teatro da vida”.

No dia em que elaborou a justificativa o autor, ou o jurista da fundação, ou o próprio prefeito, afinal ele assina o documento.

O único problema que se vislumbra é a maneira como isto foi enviado ao Poder Legislativo e, por qual motivo, era preciso se votar de forma Urgente, afinal, nenhuma boa arte ou obra foi feita de afogadilho.

Abaixo como ficou a tal logomarca urgente...

COMENTÁRIOS