Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Trabalhadores rurais são treinados para operar colheitadeira de café
04/06/2019 14:34 em Notícias Gerais

Com a colheita do café em andamento em todo o estado, os cafeicultores estão preocupados. É esperada uma queda de 19% na produção, cerca de 15 milhões de sacas, por causa da bianualidade do café, que faz com que um ano de bons resultados seja seguido por outro mais fraco.

Mas quem tem experiência com a produção cafeeira sabe que investindo em mão de obra qualificada e tecnologia, dá para atingir bons resultados, mesmo quando as perspectivas não são boas.

Em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, funcionários da fazenda Macaúbas receberam na última semana o treinamento em Colheita de Café, através da parceria do Sistema Faemg / Senar Minas com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.  

No treinamento, os participantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos para operar uma colheitadeira de café. “A colheita mecanizada se justifica pelo menor custo com a mão de obra. Só que para chegar aos resultados desejados é preciso treinar os colaboradores. Um operador sem capacitação pode causar danos diretos à máquina e à lavoura. Com regulagens mal feitas, o operador pode colocar a perder não somente a quantidade como a qualidade do café”, explica o instrutor Rodrigo Elias.

Os dez funcionários da fazenda Macaúbas foram aprovados no treinamento e vale lembrar que essa certificação é obrigatória para quem desempenha a função nas lavouras. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, responsável por mais da metade de toda a produção nacional.

 

COMENTÁRIOS