Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rosário da Limeira pode ser reincorporada a Muriaé
05/11/2019 22:09 em Notícias de Política

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Fotos Folha Independente e Silvan Alves

O município de Rosário da Limeira, emancipado de Muriaé em 1995, pode voltar à condição de Distrito.

Minas Gerais pode unificar até 231 municípios caso uma proposta de redução no número de cidades seja implantada pelo governo federal. De acordo com a proposta entregue nesta terça-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

Na semana passada, a Firjan (federação das indústrias do Rio de Janeiro) divulgou estudo que mostra que uma em cada três cidades brasileiras não possui arrecadação própria suficiente para bancar sua estrutura administrativa (prefeitura e Câmara de Vereadores). Isso representa 1.856 cidades de um total de 5.337 que entregaram seus dados ao Tesouro Nacional em 2018.

 

Rosário da Limeira poderá ser afetada

 

Hoje, Rosário da Limeira é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Sua população estimada em 2010 era de 4.236 habitantes. Apesar de seu pequeno território, tem grande importância na região uma vez que drena grande parte da produção cafeeira regional, pois é berço de uma das mais respeitadas indústrias de café do pais (a 13ª, de acordo com o ranking da ABIC).

A economia do município baseia-se na produção cafeeira e pecuária, sendo uma forte demandante de investimentos na área de tecnologia e industrialização.

Situada a cerca de 36 km de Muriaé, o município de clima ameno recebe visitantes em busca de suas belas cachoeiras e sua abundante e bem preservada Mata Atlântica, contendo dentro de seus limites áreas de preservação permanente com grande riqueza de fauna e flora.

Para entender a história da cidade é preciso voltar em 1876 quando foi restabelecido o distrito de Santa Rita do Glória e criado o distrito de Rosário de Limeira, pertencentes a Muriaé.

Como a localidade precisa se desenvolver, deputados estaduais da época incluíram o município na lei que autorizaria a criação de novos municípios e, assim, ela se tornou cidade emancipada política e economicamente.

Ocupando a posição de município 579 no estado de Minas Gerais, Barão de Monte Alto com 5. 676 habitantes poderia se safar desta unificação.

No entanto as cidades como Rosário da Limeira com 4.553; Vieiras com 3.753; Divinésia3.446; São Sebastião da Vargem Alegre com 2.990; Pedra Dourada com 2.427 e Antônio Prado de Minas, 1.670 teriam que se unir a outros municípios.

COMENTÁRIOS