Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Muriaé vai reduzir conta de água de usuários afetados pelas enchentes e, em Minas, Zema não vai cobrar nada de pessoas nas mesmas condições
07/02/2020 08:14 em Notícias Gerais

Os vereadores de Muriaé aprovaram projeto do Poder Executivo que prevê a possibilidade de revisão da fatura de água do Demsur (Departamento Municipal de Serviços Urbanos) em situações de anormalidade, de modo que o excesso de consumo gerado pela água utilizada para restauração da situação em suas residências e imóveis comerciais compensando com o desconto correspondente, observando como base na média dos últimos três meses de consumo.

Também foi aprovada a possibilidade de que os usuários dos serviços prestados pelo Demsur possam se utilizar de toda a rede bancária para pagamento das taxas e preços públicos, por meio da cobrança com boleto bancária, ampliando a rede e facilitando a vida do município.

 

Por outro lado, Zema isenta usuários de contas de água em outras cidades

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que imóveis residenciais, comerciais e prestadores de serviços essenciais, que foram atingidos de alguma forma pelas fortes chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro, terão isenção de pagamento das contas de água e esgoto.

As condições variam de acordo com a situação de cada imóvel. Serão beneficiados apenas imóveis pertencentes às categorias social, residencial e comercial, exceto grandes usuários.

Os débitos em atraso dos últimos dois meses serão suspensos. Para a categoria Social, serão suspensos por quatro meses.

Os clientes não vão precisar ir até a agência no município, já que a equipe da Copasa já está fazendo a avaliação e a listagem dos imóveis afetados.

 

Confira as condições isentas pela Copasa

 

Imóveis que desabaram e/ou que foram condenados

- Isenção da conta com referência 02/2020, com vencimento a partir de 11 de fevereiro de 2020.

- Nesses casos, a Copasa fará o corte do abastecimento e o cliente não precisará se preocupar, pois não receberá novas faturas.

- Os imóveis condenados e que passarem por obras poderão solicitar a religação sem custo.

Imóveis interditados temporariamente, pertencentes à categoria Tarifa Social

 - Isenção da conta com referência 02/2020, com vencimento a partir de 11 de fevereiro de 2020. Além disso, haverá isenção das três contas após a religação, desde que a religação aconteça em até 180 dias após o corte de abastecimento.

 

Imóveis interditados temporariamente, não pertencentes à categoria Tarifa Social

- Isenção da conta com referência 02/2020, com vencimento a partir de 11 de fevereiro de 2020. Além disso, haverá isenção da primeira fatura após a religação da água, desde que a religação aconteça em até 90 dias após o corte de abastecimento.

 

Imóveis que continuam em condições de uso/moradia, mas sofreram inundação, havendo dano ou perda de bens móveis, pertencentes à categoria Tarifa Social

- Isenção da conta com referência 02/2020, com vencimento a partir de 11 de fevereiro de 2020, assim como das contas com referência 03/2020, com vencimento a partir de março de 2020; com referência 04/2020, com vencimento a partir de abril de 2020; e com referência 05/2020, com vencimento a partir de maio de 2020.

 

Imóveis que continuam em condições de uso/moradia, mas sofreram inundação, havendo dano ou perda de bens móveis, não pertencentes à categoria Tarifa Social

 - Isenção da conta com referência 02/2020, com vencimento a partir de 11 de fevereiro de 2020, assim como isenção da conta referência 03/2020, com vencimento a partir de março de 2020.

 

Atenção

 

- Serão beneficiados apenas imóveis pertencentes às categorias Social, Residencial e Comercial, exceto grandes usuários.

- Os custos de tamponamento (corte de abastecimento) e religação dos imóveis que foram condenados não terão custo para o cliente.

- Suspensão de débitos em atraso por dois meses, exceto para a categoria Social, que serão suspensos por quatro meses.

- Os clientes não precisarão se deslocar até a agência no município, uma vez que a equipe da Copasa já está fazendo a avaliação e a listagem dos imóveis afetados.

COMENTÁRIOS