Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Curso de Cerqueiro surpreende participantes em Dores do Indaiá
06/03/2020 13:45 em Notícias da Zona da Mata

Por mais que pareça simples, fazer cerca na zona rural têm técnicas que garantem melhores resultados. Uma cerca bem estruturada pode durar décadas, garantindo ao produtor rural economia de tempo e de dinheiro. Produtores e trabalhadores rurais de Dores do Indaiá, na região central do estado, se surpreenderam com o curso de Cerqueiro do Senar Minas, realizado através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O instrutor foi Eliésio Melo.

 

Ao longo do curso, os alunos aprendem sobre planejamento da construção da cerca e a definição do tipo de arame conforme o local, o alinhamento das estacas no trecho a cercar com o arame, utilizando balizas e piquetes, a instalação do arame no mourão esticador e os acessórios, observando a sequência exigida e a tensão recomendada dos fios, entre outras técnicas. A prática é feita com arame farpado e liso e a madeira utilizada é de eucalipto tratado, ecologicamente correto, sem agredir a mata nativa. Os cuidados com o meio ambiente também são abordados no curso.

Maria Aparecida de Souza, pequena produtora rural, está deslumbrada com o curso. “Foi muito perfeito. Eu ajudo meu companheiro a fazer cercas, mas descobri que fazia muita coisa errada. Também tinha muitas dúvidas, que agora foram esclarecidas. Vai ser muito mais fácil daqui em diante e tenho certeza que teremos melhores resultados. Esse aprendizado vai ser muito útil pra mim”, conta empolgada.

“Ficou explícito que todos amaram o aprendizado. Estão ansiosos para fazer nas fazendas deles. Fico feliz em fazer parte desse time que capacita as famílias rurais”, comenta a mobilizadora do Sindicato de Dores do Indaiá, Nara Paula de Sousa.

COMENTÁRIOS