Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Moradores do Inconfidência 1 sofrem com cratera em rua do bairro
22/03/2020 18:27 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

 

A Rádio Cidadã de Muriaé foi procurada por moradores do bairro Inconfidência 1 que podem ficar sem suas casas por causa de um buraco que está colocando em risco várias residências. Eles procuraram o plantão da defesa Civil que apenas orientou que deixassem a casa e que não poderia ir ao local, verificar ou analisar o que está ocorrendo naquele local.

Após conversar com a Defesa Civil e não obterem uma resposta positiva do grau de risco, procuraram a Rádio Cidadã para relatar o problema.

Moradores da rua Claudio Manoel da Costa no bairro Inconfidência 1 está parcialmente interditada e, na noite de sábado para este domingo aumentou ainda mais a erosão, fazendo com que uma árvore caísse, algumas casas chegaram a tremer.

Os agentes de plantão da Defesa Civil informaram aos moradores que só poderiam, naquele momento, abrir um procedimento para que fosse feita uma avaliação oficial durante o dia.

O barranco em frente ao número 279 está a residência de Ildiany Aparecida Vilela Souza.

O agente da Defesa Civil disse que, naquele momento não poderiam fazer nenhuma ação, visitar ou mesmo vistoriar, fazendo-o apenas no dia seguinte para que algo de concreto fosse feito. O funcionário da prefeitura informou à moradora que não tem setor competente para atuar ou agir com precisa para resguardar os moradores.

O agente da Defesa Civil, Leandro foi quem atendeu e explicou que nada poderia fazer.

Ildiany reside na casa com o marido e duas crianças. Na casa de baixo reside a mãe e uma mulher gestante.

O buraco está oco e colocando em risco não só a casa do número 279. O servidor público disse que não é garantido e nem legítimo e com lisura realizar uma vistoria noturna. “O plantão serve para ser agendado o serviço que será feito em outra data, segundo Leandro. “Eu não tenho condições de efetuar uma vistoria á noite”, destacou o funcionário da Defesa civil aos moradores por telefone.

Além desta residência em risco, a rua abaixo de onde está o buraco já cercado, mas que pode afetar outras casas.

Ildiany Aparecida disse à Rádio Cidadã de Muriaé que a mãe Nadir Andrade tem 66 anos e que o problema já vem a uns 20 anos, mas “a uns meses as coisas estão piorando”.

Segundo a moradora, servidores do Demsur estiveram no local e colocaram fitas de barreira, mas nada fizeram além disto. Um local ficou aberto o que permitia a passagem de pequenos veículos e motocicletas.

Ildiany Aparecida informou ainda à Rádio Cidadã de Muriaé que um agente da Defesa Civil esteve nesta manhã de domingo no local e orientou que seja feito um Boletim de Ocorrência relatando o problema para resguardar os moradores caso um sinistro possa ocorrer no futuro.

 

Rádio Cidadã - Como isso está afetando os moradores?

Ildiany Aparecida - Sim tem moradores em baixo e na minha rua

Rádio Cidadã - Procurou o Demsur e o que eles falaram?

Ildiany Aparecida - Sim eles interditaram a rua, mas deixaram um lugar onde passa moto já passou até carro.

Rádio Cidadã - O problema foi relatado a defesa Civil quando? E qual foi a resposta?

Ildiany Aparecida - Desde o início, mas hoje que veio um homem aqui.

Rádio Cidadã - Quantas residências e moradores estão correndo riscos e qual a situação atual?

Ildiany Aparecida - No caso não sei embaixo, mas aqui é de maior risco a minha. Podemos ser tomados de surpresa em seguida.

Se o problema ocorre há cerca de 20 anos conforme os moradores, por qual motivo não é feito um reparou estrutural? A quem cabe melhorar a vida dos moradores? É cobrado, de cada um deles Imposto Predial e Territorial Urbano? Quais ações podem ser feitas para resguardar o patrimõnio dos moradores ali?

COMENTÁRIOS